O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   21 de Junho de 2024
Publicidade

Campo Grande é a 1ª Capital do país no Ranking Cidades Amigas do 5G

Na nona edição do prêmio, divulgada em 2024 pela Conexis Brasil Digital, a cidade alcançou o 1º lugar entre as capitais.

24/05/2024 - 05h40

Campo Grande

Vista da cidade de Campo Grande (Foto: Divulgação )

Campo Grande mais uma vez se destaca no Ranking Cidades Amigas do 5G. Na nona edição do prêmio, divulgada em 2024 pela Conexis Brasil Digital, a cidade alcançou o 1º lugar entre as capitais.


O levantamento visa identificar entre os 326 maiores municípios brasileiros, aqueles que se destacam na promoção de serviços de telecomunicações. Isso é feito através da criação de políticas e ações públicas que incentivam e facilitam a instalação da infraestrutura necessária para a expansão desses serviços.


No ranking, são avaliadas informações sobre legislação, burocracia, prazo e efetividade para a implantação de infraestrutura de telecom. As cidades amigas do 5G são aquelas que mais estimulam a conectividade, com leis modernas e sem burocracia no licenciamento. 


Este trabalho permite que os municípios verifiquem o seu status e identifiquem os pontos que requerem aprimoramentos. Uma melhor posição no ranking significa que o município está melhorando o acesso do cidadão à internet e trazendo investimentos para o município.


Após a Prefeitura formar um grupo técnico para revisar e atualizar a legislação municipal para facilitar a implementação da nova tecnologia, em outubro de 2022, Campo Grande foi reconhecida como a capital brasileira mais preparada para receber essa nova tecnologia, superando cidades como Florianópolis, Rio Branco, Porto Alegre e João Pessoa. A capital Morena também foi premiada pela Conexis, em Brasília, como a primeira colocada do Centro-Oeste. 


“A conquista do primeiro lugar entre as capitais é fruto do esforço conjunto das equipes da Prefeitura, em especial a Agetec com apoio da Semadur e Planurb, que trabalharam incansavelmente para desburocratizar processos e atualizar legislações. Continuaremos a facilitar a instalação de novas tecnologias, garantindo que nossos cidadãos tenham acesso às melhores soluções de conectividade disponíveis, e que nossa cidade continue atraindo investimentos e progresso”, destaca a prefeita Adriane.


Para desburocratizar os processos e oferecer uma melhor experiência aos usuários, a Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) lançou um site (https://5g.campogrande.ms.gov.br/) com informações essenciais relacionadas à tecnologia.


“No site, disponibilizamos legislações vigentes, uma lista de celulares certificados pela Anatel para a tecnologia 5G e uma seção de perguntas frequentes. A plataforma também permite que as operadoras atualizem informações sobre a geolocalização dos equipamentos e realizem digitalmente os pedidos para a instalação de novas antenas, substituindo o antigo processo em papel”,  explica o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso. 

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online