Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quarta-feira, 29 de outubro de 2025
Geral

Sanesul destaca papel do saneamento na integração fronteiriça em evento do Parlasul 

A empresa entende que o saneamento é um elemento essencial de integração regional, capaz de gerar novas oportunidades econômicas e sociais para brasileiros e paraguaios

Conjuntura Online
29/10/25 às 14h39
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, fala durante o evento. (Foto: Acom)

A integração regional ganhou um novo impulso com a Audiência Pública do Parlasul  realizada em Ponta Porã, na terça-feira (28), reunindo parlamentares do Brasil e do Paraguai, prefeitos, vereadores e autoridades de ambos os países.

A audiência, liderada pelo Senador Nelsinho Trad, ocorreu no Centro Internacional de Convenções Miguel Gomez, e contou com a presença do prefeito Eduardo Campos, do presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Pereira Lima, do presidente da Junta Municipal de Pedro Juan Caballero, Jorge Medina, além do embaixador do Brasil no Paraguai, José Marcondes, do deputado federal e membro do Parlasul, Heitor Schuch (PSB-RS), do senador Walter Ricardo Kobylanski e do deputado nacional Cezar Cerini, ambos do Paraguai, entre outras autoridades locais, estaduais e federais.

Entre os convidados, o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, destacou os desafios do saneamento básico na região de fronteira, ressaltando a importância de investimentos que garantam acesso universal à água tratada e esgotamento sanitário, condições fundamentais para o desenvolvimento econômico e social.

Na avaliação de Renato Marcílio, o saneamento básico representa um dos pilares mais importantes para a integração regional e o desenvolvimento sustentável das cidades de fronteira. “Investir em infraestrutura de água e esgoto significa promover saúde pública, dignidade e desenvolvimento sustentável”, destaca o dirigente.

A Sanesul entende que o saneamento é um elemento essencial de integração regional, capaz de gerar novas oportunidades econômicas e sociais para brasileiros e paraguaios que vivem e compartilham o mesmo território na faixa de fronteira.

A Sanesul atua em 68 municípios sul-mato-grossenses, incluindo Ponta Porã, e os investimentos têm sido fundamentais para elevar a qualidade de vida da população e impulsionar o desenvolvimento sustentável das cidades atendidas.

Cooperação e compromissos firmados

As autoridades assinaram o Protocolo de Intenções e a Declaração de Ponta Porã sobre Integração Fronteiriça, simbolizando o compromisso mútuo entre os países.

O debate também contou com especialistas como Erivelto Alencar, da Receita Federal; Gustavo Oliveira Vieira, da UNILA; Lúcio Flávio, da UEMS; e Mário Camargo, que discutiram temas como desenvolvimento sustentável, corredores logísticos e comércio binacional.

A presença do diretor-presidente da Sanesul no evento evidencia que o saneamento básico ocupa lugar central na agenda de desenvolvimento da fronteira e outras regiões, consolidando a empresa como agente público de transformação, qualidade de vida e cooperação entre os povos de Mato Grosso do Sul e do Paraguai.

Últimas em Geral
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.