Desde a implementação da iniciativa que permite a renovação automática e gratuita da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para os “bons condutores”, no último dia 9, ao menos 323.459 motoristas foram beneficiados no país — em média, 46,2 mil por dia.
O total economizado com a medida chega a R$ 226 milhões, segundo o Ministério dos Transportes.
De acordo com dados divulgados pelo governo na quinta-feira (15), o Sudeste foi a região com mais motoristas beneficiados (pouco mais de 159,7 mil). Veja os números nas demais regiões:
Nordeste: 64 mil
Sul: 53 mil
Centro-Oeste: 26,9 mil
Norte: 18,2 mil
São Paulo lidera o ranking, com 86.770 CNHs renovadas automaticamente. Depois, aparecem Minas Gerais (35.771), Rio de Janeiro (29.343), Paraná (22.119), Rio Grande do Sul (18.239) e Bahia (15.226).
Entre os condutores beneficiados, a maioria pertence à categoria B, destinada a carros (52%), seguida pela AB, que inclui carros e motocicletas (45%), e pela A, exclusiva para motos (3%).
Quem tem direito à renovação automática?
Apenas os chamados bons condutores e aqueles que se encaixam nas regras têm o benefício e a gratuidade garantidos, de acordo com governo federal.
Nesses casos, não há mais necessidade de realizar exames presenciais, ir ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito) ou pagar taxa para renovar o documento.
Os condutores recebem notificações em seus aplicativos da CNH Digital informando sobre a possibilidade da renovação automática do documento.
Todo o procedimento é feito de forma automática e digital, por meio do sistema da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).
