Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sábado, 18 de outubro de 2025
Geral

Deodápolis terá Estação de Tratamento de Esgoto avaliada em R$ 9,5 milhões

O investimento milionário será aplicado na execução de uma estação com capacidade para 20 litros por segundo, com prazo de 540 dias para conclusão.

Conjuntura Online
18/10/25 às 10h20
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Riedel e Renato Marcílio durante o ato em Deodápolis. (Foto: Álvaro Rezende)

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) autorizou, na sexta-feira (17), o início de obras de construção da nova ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) no município de Deodápolis, localizado no sul do Estado.  

A ordem de serviço foi assinada pelo diretor-presidente da empresa, Renato Marcílio, e pelo diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Leopoldo Godoy do Espírito Santo.

O investimento, no valor de R$ 9,5 milhões, será aplicado na execução de uma estação com capacidade para 20 litros por segundo, com prazo de 540 dias para conclusão.

A obra será custeada com recursos próprios da Sanesul, provenientes do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Durante cerimônia na cidade para entrega de outras obras, na presença do prefeito Jean Carlos Silva Gomes e de autoridades estaduais e municipais, o governador Eduardo Riedel destacou a importância dos investimentos no setor de saneamento.

"O nosso Estado tem avançado na qualidade da água em praticamente todos os municípios, e vamos continuar trabalhando para que essa qualidade também se estenda à outros setores, como saneamento básico, e pavimentação, com obras duradouras e bem-feitas", afirmou o governador.

Para Renato Marcílio, o investimento representa mais um avanço concreto na meta de universalização do saneamento básico em Mato Grosso do Sul.

“Estamos investindo de forma estratégica para ampliar a coleta e o tratamento de esgoto em todas as regiões do Estado. A ETE de Deodápolis vai garantir mais saúde, mais qualidade de vida e contribuir diretamente para a preservação ambiental”, destacou Marcílio.

O objetivo do governador Eduardo Riedel é antecipar em dois anos a meta de universalização prevista no novo marco legal do saneamento, que é 2033, e a Sanesul está trabalhando para cumprir essa meta.

Atualmente, a área de cobertura de esgoto no Estado é de 72,34%, índice muito superior à média nacional. A meta é alcançar a totalidade dos domicílios até 2031, consolidando Mato Grosso do Sul como referência nacional em saneamento básico.

Renato Marcílio ressalta que o impacto dessas obras ultrapassa os limites de um único município.

“Quando levamos saneamento para uma cidade como Deodápolis, estamos melhorando a vida de milhares de famílias, reduzindo doenças e valorizando os imóveis. Mas esse benefício se estende aos 68 municípios atendidos pela Sanesul, porque o avanço em um deles representa o avanço de todo o sistema estadual”, acrescentou o dirigente.

Com a nova estação, Deodápolis terá condições de ampliar significativamente o tratamento de esgoto e reforçar a infraestrutura urbana, alinhando-se ao plano estadual de desenvolvimento sustentável liderado pelo governo municipalista de Eduardo Riedel.

O prefeito de Deodápolis, Jean Carlos Silva Gomes, disse que a união entre municípios, Estado e União é essencial para garantir resultados concretos e melhorar a qualidade de vida da população.

"Deodápolis, afirmou o prefeito, segue comprometida com uma gestão responsável, focada em investimento, infraestrutura e progresso". 

Últimas em Geral
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.