A frente fria e o ciclone extratropical, formados neste final de semana, ainda devem provocar fortes chuvas e ventos intensos sobre todo o sul do Brasil até a próxima terça-feira (14).
O fenômeno que avançou nesse sábado (11), registrou rachadas de vento com cerca de 100km/h em cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e do Paraná. Já os volumes de chuvas acumularam mais de 60mm.
Segundo o Climatempo, enquanto o frio avança para o sudeste e centro-oeste do país, chuvas seguem concentradas no Paraná, com previsão de fortes pancadas e rajada de vento forte nesta segunda-feira (13).
Também há risco de chuva moderada a forte na Grande Curitiba. De acordo com o Climatempo, não tem risco de temporais no sudeste e sul do Paraná, Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
Em Florianópolis a previsão é de chuva moderada. Já em Porto Alegre pode chover fraco na madrugada desta segunda-feira (13), mas o sol volta a predominar no decorrer do dia.
Ciclone extratropical
O ciclone extratropical segue na altura do litoral do Uruguai, afastando-se da América do Sul, nesta segunda-feira (13). Apesar disso, o fenômeno deve provocar rajadas de vento em torno dos 70 km/h no centro e leste do Rio Grande do Sul.
Em pontos das serras gaúcha e catarinense, as rajadas devem chegar aos 90 km/h. Na madrugada e manhã de terça-feira (14), o litoral gaúcho ainda poderá ter rachadas de vento de 60 km/h. (Com CNN - SP)