O Botafogo está eliminado da Copa Libertadores. O Glorioso perdeu por 2 a 0 para a LDU, nesta quinta-feira (21), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador, e viu o sonho do bicampeonato chegar ao fim. O resultado frustrou as expectativas dos torcedores de Campo Grande (MS), do país e do mundo.
O Glorioso precisava apenas de um gol para levar a partida para os pênaltis, já que ganhou no jogo de ida no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.
O resultado frustrou as expectativas de milhares de torcedores botafoguenses, incluindo em Campo Grande (MS), onde gloriosos ligados a "Pantanal Fogo MS" e a "Loucos" não gostaram da eliminação.
"O técnico não tem experiência, (será que não percebeu que a formação não deu? time não acertou quase nada no primeiro tempo, muitas contusões, Pantaleão fez falta demais, agora o Marlon errar um gol cara a cara e fazer um pênalti juvenil desses, é complicado", reconheceu Dênio, da Pantanal.
"Aqui já estou acostumado, se não ganham, acham que é só trocar o treinador. Por muitos torcedores aqui, é trocar de treinador de dois e dois meses", opiniou Mário Campos, do Grupo "Loucos pelo Botafogo".
Também participante do Grupo Loucos pelo Botafogo, Bruno Blini disse: "Escreve o que eu tô falando, Copa do Brasil vai ser nossa. E já tá bom demais pelo que apresentamos no ano".
"Jhon, Marçal, Allan, Danilo, brigando pra ver quem entregaria a paçoca primeiro sem vontade nenhuma", criticou um dos torcedores no grupo de WhatsAPP da Loucos, identificado pelas iniciais J.R.L.P.
Integrante da Pantanal, Flávio Freitas disse: "2024 foi um sonho, e acabou. Agora é voltar à realidade... O time está todo errado, Textor está quebrado e temos um técnico estagiário. Resta torcer para a classificação à Libertadores do ano que vem. Vamos ver se 2026 será melhor planejado e se toda essa política que está rolando terá terminado. Caso contrário, será um ano ainda mais difícil que este, infelizmente.”
O JOGO
A LDU abriu o placar no início do primeiro tempo, com Villamil. Na etapa final, os equatorianos ampliaram com Alzugaray.
Nas quartas de final da competição, a LDU terá pela frente o São Paulo. O confronto de ida será em Quito, enquanto a volta será na capital paulista.
A LDU começou a partida pressionando o Botafogo. Os donos da casa abriram o placar logo aos seis minutos. Após cruzamento, a zaga cortou errado e a bola chegou a Villamil, que mandou para a rede.
O revés fez o Botafogo buscar o ataque para tentar voltar a ter vantagem no confronto. No entanto, a LDU seguia melhor na partida. Os donos da casa quase fizeram o segundo aos 15 minutos, em chute de Cornejo.
Aos poucos, o Botafogo conseguiu segurar a pressão dos equatorianos. Os alvinegros levaram um susto quando John saiu errado com a bola, mas conseguiram se recuperar. Os cariocas só chegaram com perigo aos 35 minutos. Marlon Freitas foi lançado e tentou encobrir, sem sucesso, Valle.
O susto fez a LDU crescer na partida nos minutos finais. Os donos da casa assustaram em chutes de Alzugaray e Ramirez. Assim, os equatorianos mantiveram a vantagem mínima até o intervalo.
No segundo tempo, os donos da casa voltaram pressionando em busca do gol. A LDU assustou aos três minutos, quando Quintero fez boa jogada e cruzou para Villamil. No entanto, Danilo apareceu para salvar os alvinegros, impedindo a finalização.
Os equatorianos chegaram ao segundo gol aos 14 minutos. O árbitro marcou pênalti após a bola bater no braço de Marlon Freitas na área. Alzugaray cobrou sem chance para John.
O revés obrigou o Botafogo a avançar em busca do gol para seguir vivo no duelo. Só que os alvinegros erravam muito e quase sofreram o terceiro aos 20 minutos. Villamil fez boa jogada e chutou por cima do travessão.
Os cariocas continuaram com problemas para ficar com a bola e não levavam perigo. Com isso, a LDU seguia com o domínio do confronto.
Somente na parte final, o Botafogo conseguiu ficar na parte ofensiva. Para melhorar, a LDU ficou com dez jogadores após Mina ser expulso por falta em Jeffinho. A partir daí, os donos da casa se fecharam e mantiveram a vantagem para conquistar a classificação diante de sua torcida.