Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sexta-feira, 07 de novembro de 2025
Esportes

Chileno ex-técnico do City propõe regra do basquete no futebol

Manuel Pellegrini, atual treinador do Betis, sugeriu que um time fosse proibido de voltar a bola para seu campo de defesa

Conjuntura Online
07/11/25 às 09h33
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Manuel Pellegrini, técnico do Betis (Foto: Getty Images)

Manuel Pellegrini deu uma sugestão ousada para o futebol na sua entrevista coletiva da última quinta-feira, depois que seu time, o Betis, derrotou o Lyon por 2 a 0 pela Liga Europa.

O treinador chileno, campeão da Premier League pelo City em 2014, quer ver implantada no futebol uma regra semelhante ao do basquete.

Pellegrini sugeriu que, uma vez que um time passe com a bola a linha que cruze o campo de ataque, ele não poderia recuá-la para seu campo de defesa. A ideia, de acordo com Pellegrini, já estaria sendo analisada.

- Acho que existem outras regras que poderiam ser modificadas para melhorar o futebol, como impedir que a bola retorne ao seu próprio campo depois de cruzar o meio-campo. Isso tornaria o futebol mais dinâmico. Especialistas estão analisando isso. Precisamos torná-lo mais interessante e dinâmico e, para isso, precisamos estar mais perto do gol adversário - disse o chileno de 72 anos.

No basquete, o time tem oito segundos para atravessar a bola do seu campo para o outro lado da quadra. Feito isso, não pode retorná-la ao seu lado. Se não conseguir chegar ao ataque nesses oito segundos, a posse de bola passa para o adversário. No total, um time tem 24 segundos para concluir seu ataque, ou seja, tentar a cesta.

A última mudança significativa de regra no futebol ocorreu no fim do primeiro semestre tentando coibir a cera. Os goleiros passaram a ser punidos quando ficam oito segundos com a bola na mão. O árbitro então marca um escanteio para o time adversário.

A fala de Manuel Pellegrini se deu por ele ter sido perguntado se era a favor de mudança na regra do impedimento. O treinador disse preferir deixar como está.

- É difícil dar uma opinião. Acho que a regra do impedimento, para mim, está correta no momento. E com o VAR, é muito mais fácil evitar erros. Se vão começar a verificar se é o corpo todo, se não... Acho que isso só vai gerar problemas.

A vitória do Betis de Pellegrini por 2 a 0 teve um golaço do brasileiro Antony, por cobertura. Os jornais espanhóis compararam o gol ao primeiro de Messi pelo Barcelona. (Com - Bétis)

Últimas em Esportes
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.