O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   24 de Fevereiro de 2024
Publicidade

Walter Carneiro Jr. destaca avanço de MS com diversificação econômica e industrialização

Ele ressalta que a força do estado e as políticas públicas implementadas pelo governo contribuirão para uma recuperação mais rápida

20/11/2023 - 08h48

Campo Grande

O secretário-adjunto do Meio Ambiente, Walter Carneiro Júnior (esq) (Foto: Divulgação)

Willams Araújo


O secretário-adjunto de Meio Ambiente, Walter Carneiro Júnior, ressalta a importância da diversificação da matriz econômica e da industrialização dos produtos internos como fator essencial no processo de crescimento de Mato Grosso do Sul.


Com um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 142,2 bilhões em 2021, representando 1,6% da economia nacional e ocupando a 15ª posição no ranking entre os estados, Mato Grosso do Sul demonstra um aumento de 0,8% em relação ao ano anterior, segundo o Relatório do PIB 2021 divulgado pela Semadesc (Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), no último dia 17).


Os dados divulgados são com base no levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


Apesar dos desafios enfrentados pela região Centro Oeste, especialmente devido à quebra da safra e à redução dos preços das commodities, Walter Carneiro Júnior expressa otimismo em relação à recuperação de Mato Grosso do Sul.


Ele enfatiza a crença de que a diversificação da matriz econômica e a industrialização são fundamentais para sustentar o crescimento, destacando que o estado superou a média nacional nos últimos 10 anos, mantendo um crescimento acima de 5%.


“A gente acredita que a diversificação da matriz econômica e a industrialização dos nossos produtos são o caminho para recuperação e para manter o crescimento do nosso Estado, que nos últimos 10 anos vem acima dos 5%  e vem acima da média nacional”, atesta o adjunto da pasta.


De acordo com o relatório, a Indústria do Estado teve um acréscimo em volume de 0,96%, com ampliação das indústrias extrativas de 23,1%, também de 9,7% em construção e de 0,8% nas Indústrias de Transformação.


Walter Carneiro Jr. ressalta que a força de Mato Grosso do Sul e as políticas públicas implementadas pelo governo de Eduardo Riedel (PSDB) contribuirão para uma recuperação mais rápida, mantendo o estado na vanguarda do crescimento nacional.


“Mato Grosso do Sul está em recuperação, é um estado forte e a política  pública do nosso governo vai ajudar fundamentalmente para que essa recuperação seja ainda mais rápida e a gente continue na vanguarda do crescimento do Brasil”, sugere.


SERVIÇOS


No que diz respeito aos serviços, o setor liderou o desempenho positivo, apresentando um significativo aumento de 7,64% em volume.


Destacam-se as atividades de Informação e Comunicação (17,9%), Transporte, Armazenagem e Correio (17%), Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas, Administrativas e Serviços Complementares (14,8%), Artes, Cultura, Esporte e Recreação e Outras Atividades de Serviços (13,7%), além de Atividades como Alojamento e Alimentação (13,1%).


Por outro lado, houve uma retração nas atividades de Eletricidade e Gás, Água, Esgoto, Atividades de Gestão de Resíduos e Descontaminação (-5,9%).

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Economia
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS