Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Terça-feira, 06 de outubro de 2026
Economia

Salário mínimo de R$ 1.741 está previsto no orçamento do ano que vem 

O valor é R$ 24 maior que o proposto na LDO

Conjuntura Online
31/08/26 às 18h03
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
(Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

A nova regra de correção fez o governo elevar a previsão para o salário mínimo no próximo ano.

O projeto da Lei Orçamentária de 2027, enviado na noite desta segunda-feira (31) ao Congresso, prevê mínimo de R$ 1.741, R$ 24 mais alto que o valor de R$ 1.717 proposto na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

Adiantado na semana passada pelo ministro da Fazenda, Dario Durigan, o valor representa aumento nominal de 7,4% em relação ao salário mínimo de R$ 1.621 que está em vigor.

A alta obedece à regra aprovada no fim do ano passado, que limita o crescimento do salário mínimo a 2,5% acima da inflação do ano anterior.

O valor final do salário mínimo em 2027 pode ficar ainda maior, caso o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) suba mais que o esperado até novembro. O indicador é uma das medidas de inflação calculadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Com base na inflação acumulada entre dezembro de 2025 e novembro de 2026, o governo enviará uma mensagem modificativa ao Congresso no início de dezembro. (Com ABr)

Últimas em Economia
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.