A Receita Federal paga, no final deste mês, o quarto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2026. Os valores serão depositados nas contas ou liberados por meio de Pix ?caso essa tenha sido a opção do contribuinte e a chave seja o CPF.
Na última sexta (31), o fisco liberou R$ 10 bilhões para pagar a restituição de 7,2 milhões de contribuintes.
O montante quitou todas as restituições de 2026 de quem declarou o IR no prazo, não caiu na malha fina ou não precisou retificar a declaração por qualquer outro motivo.
Segundo José Carlos Fonseca, supervisor nacional do IR, recebem neste último lote os contribuintes que entregaram a declaração após o prazo ou os que saíram da malha fina de 2026 por terem cometido algum erro. Quem conseguir sair da malha fina até 10 de agosto vai ter o dinheiro no 4º lote.
TI
Os valores totais a serem pagos ainda não foram definidos, e a consulta para saber se vai receber deverá ser aberta no dia 24 de agosto. Depois desta última etapa, serão pagos apenas os lotes extras.
O dinheiro tem correção com base na taxa Selic (taxa básica de juros da economia).
O pagamento da restituição do Imposto de Renda segue uma ordem definida por legislação própria e por normativas da Receita Federal. Em caso de empate, o critério de desempate será a data e o horário do envio da declaração. Quem entregou mais cedo terá vantagem. Veja a ordem de prioridade:
Idoso com 80 anos ou mais
Idoso com 60 anos ou mais, e pessoa com deficiência e com doença grave
Contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério
Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição por Pix
Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix
Demais contribuintes
Quem tem direito à restituição do Imposto de Renda?
O contribuinte que pagou mais Imposto de Renda em 2026 do que deveria recebe a restituição. Para isso, tem de fazer a declaração do IR referente ao ano no qual o imposto foi descontado. Se o IR foi descontado de algum salário em 2025, é preciso fazer a declaração de 2026.
O documento pode ser entregue baixando o programa IRPF referente ao ano da declaração. O download é feito no site oficial da Receita Federal. Outra opção é prestar contas pelo Meu Imposto de Renda, que permite o preenchimento online. O acesso pode ser feito pelo site da Receita pelo e-CAC, pelo portal de serviços digitais do governo ou ainda pelo aplicativo da Receita Federal no celular.
Ao declarar, será preciso informar toda renda recebida no ano e todos os gastos dedutíveis com saúde, educação, previdência e dependentes. Se declarar dependentes, também será necessário informar ganhos e gastos de cada um deles. Com isso, aumentam as chances de ter restituição.
Quem vai receber a restituição no 4º e último lote de restituição?
O último lote regular do Imposto de Renda 2026 vai contemplar os contribuintes que declararam o IR em atraso neste ano e não caíram na malha fina, ou contribuintes que estavam na malha fina e conseguiram enviar a declaração retificadora e sair dela.
Ainda dá tempo de receber no quarto lote caso o cidadão declare o IR atrasado ou saia da malha fina até o dia 10 de agosto. (Jornal de Brasília)
