Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Sexta-feira, 09 de maio de 2025
Economia

Projeção de crescimento para Mato Grosso do Sul é de 4,8% em 2025

O bom momento foi reforçado nesta quarta-feira (7), durante apresentação do Panorama Industrial da FIEMS

Conjuntura Online
07/05/25 às 23h46
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Riedel durante o evento em Campo Grande (Foto: Bruno Rezende)

Com a confiança renovada do setor produtivo e o ritmo acelerado de investimentos, Mato Grosso do Sul deve liderar o crescimento econômico do Brasil em 2025.

A projeção de 4,8% divulgada pela Resenha Econômica Regional do Banco do Brasil é reflexo direto de uma combinação entre políticas públicas bem definidas, ambiente favorável para negócios e forte presença de capital privado em diferentes regiões do Estado.

O bom momento foi reforçado nesta quarta-feira (7), durante apresentação do Panorama Industrial da FIEMS, evento que reuniu autoridades e empresários em Campo Grande.

Na ocasião, também foi lançado o Observatório da Indústria de MS e anunciado o Fórum Lide COP-30, que será realizado em Bonito no final deste mês.

O governador Eduardo Riedel destacou o alinhamento entre o poder público e o setor produtivo como motor da expansão. “Somos o Estado que mais vai crescer no país, com pleno emprego e foco em prosperidade, inclusão, inovação e sustentabilidade. Isso só é possível porque há harmonia e estratégia entre os setores público e privado”, afirmou.

Parte importante desse avanço está no salto energético. Em 2023, MS ampliou em 11% sua capacidade instalada de geração de energia, sendo 94% desse total provenientes de fontes renováveis, como hídrica, biomassa e solar. A menor dependência de fontes fósseis reforça o compromisso com uma transição energética limpa.

Outro dado que reforça o bom momento é o volume de investimentos privados em curso no Estado: mais de R$ 105 bilhões, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). “A indústria de transformação cresceu como nenhuma outra no país nos últimos 15 anos. E é essa base produtiva fortalecida que sustenta a projeção otimista para 2025”, explicou o secretário Jaime Verruck.

Além disso, Mato Grosso do Sul vem se destacando por oferecer uma das alíquotas mais baixas de ICMS no Brasil, além de incentivos fiscais que podem reduzir em até 67% o imposto para empresas que se instalarem ou ampliarem suas atividades no território estadual até 2032.

Para o presidente da FIEMS, Sérgio Longen, o resultado é fruto de um planejamento consistente. “Hoje temos um Estado com um ambiente de negócios maduro e acolhedor. A máquina pública funciona no ritmo que as empresas precisam, e isso cria confiança. É isso que faz o Estado crescer”.

Últimas em Economia
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.