Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Política

Líder da Síria pedirá a Putin que entregue Assad para julgamento

Ahmed al-Sharaa encontra Vladimir Putin em Moscou nesta quarta-feira (15)

Conjuntura Online
15/10/25 às 12h23
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Então presidente da Síria, Bashar al-Assad, durante visita à Rússia (Foto: Reuters)

Fontes sírias afirmaram à agência de notícias Reuters que durante a visita do presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa, à Rússia, nesta quarta-feira (15), ele deve pedir formalmente que Moscou entregue o ex-ditador sírio, Bashar al-Assad, para ser julgado por supostos crimes contra a Síria.

A Rússia se orgulha de ser capaz de proteger aliados estrangeiros e provavelmente não concordará em entregar Assad a Damasco. Lavrov disse na segunda-feira (13) que a Rússia concedeu refúgio a Assad porque sua vida estava sob ameaça.

A visita de Sharaa é delicada. Moscou usou sua força militar para apoiar Assad durante anos contra os rebeldes sírios que chegaram ao poder em dezembro do ano passado, liderados pelo atual presidente.

Os russos então concederam asilo ao ex-ditador e à família dele, quando fugiram do país, e agora vivem discretamente em Moscou, segundo a mídia russa.

Sharaa, que espera obter concessões econômicas da Rússia, incluindo a retomada do fornecimento de trigo em termos favoráveis ??e indenização pelos danos de guerra, também deve pressionar pelo apoio de Moscou para resistir às demandas israelenses por uma zona desmilitarizada mais ampla no sul da Síria.

Ele também pode levantar a questão da redistribuição da polícia militar russa como garantia contra novas invasões israelenses, disse uma das duas fontes.

O presidente sírio disse ao líder russo, Vladimir Putin, que honraria todos os acordos anteriores firmados entre seu país e Moscou, uma promessa que sugere que as duas principais bases militares de Moscou na Síria estão seguras.

“Existem relações bilaterais e interesses compartilhados que nos unem à Rússia, e respeitamos todos os acordos firmados com ela. Estamos trabalhando para redefinir a natureza das relações com a Rússia”, disse Sharaa.

Putin lhe disse que Moscou estava pronta para fazer tudo o que pudesse para dar continuidade ao que ele chamou de “muitos começos interessantes e úteis” que já haviam sido discutidos entre os dois lados no que diz respeito à retomada das relações.

O chefe do Kremlin também parabenizou Sharaa pela realização de eleições parlamentares no início deste mês na Síria, em declarações antes do início da reunião. (Da Reuters)

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.