Danilo pode se tornar o único jogador de futebol campeão duas vezes da Europa e da América do Sul. No sábado, às 18h (de Brasília), o zagueiro vai disputar a final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras, no estádio Monumental, em Lima, no Peru.
Ele volta a viver a emoção de uma decisão continental depois de 14 anos.
Danilo foi campeão da competição em 2011 pelo Santos quando tinha 20 anos. Ele foi o lateral titular na campanha do time estrelado por Neymar e autor de um dos gols da vitória sobre o Peñarol.
Danilo deixou o Santos no mesmo ano rumo ao Porto até chegar ao Real Madrid. No clube espanhol, foi campeão europeu duas vezes: em 2015/16, titular em cinco dos sete jogos que foi relacionado, e em 2016/17, quando entrou em campo três vezes.
O lateral saiu para defender o Manchester City, deixando de conquistar o terceiro título seguido com os merengues.
Curiosamente, Danilo pode viver a emoção logo no primeiro ano de retorno ao futebol brasileiro depois da longa carreira vitoriosa na Europa. Ele chegou no clube no início desta temporada e, aos 34 anos, é um dos atletas mais experientes do elenco.
Na campanha pelo Flamengo, Danilo participou cinco jogos até aqui na Libertadores, sendo três como titular. O zagueiro está invicto: duas vitórias e três empates. A tendência, no entanto, é que o jogador comece no banco de reservas contra o Palmeiras.
Além de Danilo, outros 11 jogadores foram campeões da Libertadores e da Champions League pelo menos uma vez em cada competição. Vale destacar que dois atletas se juntaram a esta lista recentemente justamente após as conquistas do Flamengo de 2019 e 2022: Rafinha e David Luiz. (Com ge)
