Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quarta-feira, 26 de novembro de 2025
Economia

Tarifar o mundo inteiro foi inabilidade de Trump, disse Pauo Guedes 

Guedes também disse que democracias estão balançando, não o capitalismo

Conjuntura Online
25/11/25 às 17h37
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ex-ministro da economia, Paulo Guedes (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

Tarifar o mundo inteiro foi uma inabilidade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (25) o economista Paulo Guedes, ex-ministro da Fazenda de Jair Bolsonaro e sócio fundador da gestora YvY Capital.

Ele ponderou, no entanto, que mesmo quando erra, o presidente norte-americano ganha.

"Para mim, a economia é reativa. É assim, o Trump botou o tarifário e qual é o efeito? Você meteu a tarifa lá, sobe o preço lá e desce o preço aqui", disse Guedes.

Nesse ambiente, na hora que a tarifa é imposta, "o negócio volta para cá, desce o preço aqui e sobe lá". "Machucou lá um pouquinho, ele tira aí meia dúzia. Não é porque houve uma grande reconfiguração. Não é nada disso. Isso aqui machucou um pouco. Alivia isso aí", comentou o ex-ministro.

Guedes disse que as democracias que estão balançando, não o capitalismo. "O capitalismo venceu", comentou o ex-ministro em palestra durante evento do UBS Wealth Management.

"Está havendo onda conservadora no Ocidente", disse Guedes, citando os Estados Unidos, Argentina, Bolívia e Canadá como países. No caso do Canadá, Guedes ressaltou que por causa das disputas com o Trump, venceu um presidente com a tese do nacionalismo. "Essa tsunami conservadora é o espírito do nosso tempo."

Guedes comentou em diversos momentos que a ordem mundial mudou.

Ele disse que tem ficado calado há algum tempo, "porque não ajuda jogar contra". "O Brasil vai ser disputado como potência." (Com Estadão Conteúdo)

Últimas em Economia
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.