Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Terça-feira, 28 de outubro de 2025
Política

Walter Carneiro Júnior assume Casa Civil e amplia diálogo político de Riedel

Novo titular diz que abriu mão de projeto pessoal para atender convite do governador e consolidar modelo de gestão que transforma Mato Grosso do Sul

Conjuntura Online
28/10/25 às 08h42
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Walter Carneiro Júnior (esq) assume Casa Civil em lugar de Eduardo Rocha. (Foto: Reprodução)

Ao aceitar o convite para comandar a Casa Civil de Mato Grosso do Sul, o advogado e primeiro suplente de deputado federal Walter Carneiro Júnior (PP) deixou claro que a decisão representa mais que uma nomeação técnica — é um gesto político.

Segundo ele, abrir mão de um projeto pessoal foi uma escolha consciente em favor da continuidade administrativa e da consolidação do modelo de gestão liderado pelo governador Eduardo Riedel (PP).

“Eu abri mão de um projeto pessoal, da minha candidatura a deputado federal, que já se mostrou viável e representativo na eleição passada, para atender a um pedido do governador e ajudar a construir um projeto de sua reeleição e de eleição do ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) para o Senado”, afirmou.

A nomeação de Walter foi publicada no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (27), junto com a exoneração de Eduardo Rocha (MDB), que deixa o cargo para se dedicar à pré-campanha de 2026.

Antes adjunto, Waltinho, como é popularmente conhecido, passa a responder pela articulação do governo com prefeituras, Assembleia Legislativa e partidos da base, além de coordenar o relacionamento político do Executivo.

Compromisso com o desenvolvimento

Ao justificar a decisão de comandar a pasta, Waltinho destacou o projeto de transformação econômica e social em curso no Estado, iniciado na gestão de Reinaldo Azambuja e ampliado com Eduardo Riedel.

“Eu aceitei porque entendo que esse projeto é um modelo de gestão que vem transformando Mato Grosso do Sul. É um Estado que diversifica sua matriz econômica, fortalece a agroindústria e cria oportunidades reais de trabalho e renda. Hoje, são mais de R$ 120 bilhões em investimentos privados, com as duas maiores plantas industriais do Brasil em construção aqui. Isso é fruto de um ambiente seguro, estável e preparado para crescer”, ressaltou.

Ele também enfatizou que o atual momento é de consolidação dessa transformação, que envolve não apenas a economia, mas também a educação, a assistência social e a melhoria da qualidade de vida da população.

“O Mato Grosso do Sul de hoje é muito diferente do de dez anos atrás — e será ainda mais avançado nos próximos cinco anos. É um projeto de Estado, que precisa ser consolidado”, completou.

Experiência e trânsito político

Natural de Dourados, Walter Carneiro Júnior tem 49 anos e uma formação sólida que combina Direito, Publicidade e Marketing, com pós-graduação em Planejamento Estratégico e capacitação em Governança Corporativa pela FDC (Fundação Dom Cabral). Filiado ao Progressistas, disputou uma vaga na Câmara Federal em 2022, alcançando 39,8 mil votos, ficando como primeiro suplente.

Com trajetória marcada pela gestão eficiente e pelo diálogo político, ele foi secretário de Fazenda de Dourados, diretor-adjunto da Semadesc, consultor técnico na Câmara dos Deputados, em Brasília, e diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), a qual elevou a condição de uma das cinco companhias públicas de saneamento mais rentáveis do Brasil. 

DNA Político

Filho de Walter Benedito Carneiro, ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o novo secretário carrega a herança política de um dos nomes mais emblemáticos da história do Estado — responsável pela criação da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), com sede na cidade de Dourados, berço político da família. A marca de diálogo e de compromisso público do pai é apontada como traço presente também na atuação do filho.

Articulação e liderança

Com trânsito entre diferentes correntes partidárias, inclusive de oposição, Walter Carneiro Júnior é visto por analistas como um dos principais articuladores políticos do governo Riedel. Sua nomeação para a Casa Civil reforça a busca por estabilidade e unidade no segundo ciclo da gestão estadual, pavimentando o caminho para o projeto de reeleição em 2026.

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.