O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (13) o acordo de cessar-fogo em Gaza. Israel e o grupo terrorista Hamas não compareceram à cerimônia realizada na cidade de Sharm El-Sheik, no Egito.
Trump e o presidente egípcio, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, foram os anfitriões da cúpula, que recebeu outros líderes mundiais.
O presidente americano destacou a união dos países para alcançar o acordo de paz em Gaza, em discurso na cerimônia de paz no Egito.
Na ocasião, ele voltou a agradecer os países mediadores para o cessar-fogo na região e destacou o retorno de civis para suas casas.
“Hoje é o dia que as pessoas estavam rezando para acontecer. Juntos, conseguimos o que muitos acharam que era impossível; agora, há paz no Oriente Médio. Diziam que a Terceira Guerra Mundial começaria no Oriente Médio, mas isso não vai acontecer”, afirmou.
Trump afirmou que, com a paz, inicia-se a reconstrução em Gaza, mas ponderou que “essa será a parte mais fácil”.
O presidente egípcio ressaltou que acordo de paz “vira uma página dolorosa” da história da região e mencionou que espera que o conflito em Gaza seja o último do local.