Redação Conjuntura Online
O presidente regional do PSDB em Mato Grosso do Sul e ex-governador do Estado, Reinaldo Azambuja, usou suas redes sociais nesta terça-feira (15) para manifestar apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi submetido a uma cirurgia em Brasília no fim de semana.
Na publicação, Azambuja desejou uma recuperação rápida e fez questão de destacar a importância do ex-mandatário no cenário político brasileiro.
“Estamos na torcida pela breve recuperação do presidente @jairmessiasbolsonaro. O Brasil precisa de sua liderança!”, escreveu Azambuja, acompanhando a mensagem com uma foto ao lado de Bolsonaro, em um gesto de solidariedade e, ao mesmo tempo, sinal político.
A cirurgia realizada em Bolsonaro foi para tratar um quadro de suboclusão intestinal, decorrente das complicações sofridas após o atentado que sofreu durante a campanha presidencial de 2018. O ex-presidente segue internado em recuperação, sob os cuidados de sua equipe médica.
Aliado do ex-presidente em diversas pautas, Reinaldo Azambuja tem reforçado seu posicionamento no campo da direita moderada e trabalha para ampliar sua articulação nacional com vistas às eleições de 2026.
Ele é apontado como um dos principais nomes do PSDB para disputar uma vaga no Senado, cargo para o qual já vem se preparando politicamente, inclusive com movimentações em municípios do interior sul-mato-grossense.
Apesar de o PSDB adotar uma linha mais independente no atual cenário político, Azambuja tem mantido diálogo com lideranças de diferentes espectros da direita, incluindo o PL de Bolsonaro, o que pode sinalizar alianças futuras ou até mesmo um reposicionamento estratégico da sigla em Mato Grosso do Sul.
Costuras
Além de fortalecer sua pré-candidatura, ele também costura acordos para viabilizar uma chapa competitiva de candidatos proporcionais do PSDB no Estado, visando a eleição de deputados estaduais e federais.
Para isso, o ex-governador tem mantido conversas frequentes com prefeitos, vereadores e parlamentares sul-mato-grossenses. O objetivo é alinhar estratégias, identificar lideranças com potencial eleitoral e fortalecer a presença do partido nos municípios, buscando manter a relevância do PSDB no cenário político regional mesmo diante da ascensão de outras siglas no campo da direita.
A publicação em apoio a Bolsonaro, nesse contexto, também é vista como um gesto de aproximação com o eleitorado bolsonarista, estratégico para quem almeja uma vaga no Senado em um cenário de disputa intensa por votos no mesmo campo ideológico.
A postagem de apoio ao ex-presidente também repercutiu entre correligionários e apoiadores, sendo vista como mais um passo na aproximação entre Azambuja e os eleitores bolsonaristas — público estratégico para quem pretende disputar uma cadeira no Congresso Nacional.