Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Segunda-feira, 08 de dezembro de 2025
Política

Prevendo candidatura de Flávio, Kassab retoma conversa por Ratinho Jr.

Presidente do PSD teve conversas com governador do Paraná sobre 2026 no final de semana

Conjuntura Online
08/12/25 às 07h59
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab (Raul Luciano/Estadão Conteúdo)

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, retomou o projeto de lançar a candidatura do governador do Paraná, Ratinho Júnior, ao Palácio do Planalto em 2026, diante do anúncio, na sexta-feira (5), de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) entrará na disputa.

Kassab e Ratinho Jr conversaram durante o final de semana, e o governador paranaense sinalizou interesse em entrar na disputa. Acordaram, porém, não fazer nenhum movimento brusco até fevereiro, mês considerado por ambos ideal para o anúncio oficial da candidatura.

A leitura feita nas conversas entre ambos foi a de que Flávio Bolsonaro deverá levar até o fim a candidatura, em um movimento para preservar ao menos parte da liderança da família no campo da direita, e que o movimento praticamente enterra a chance de uma candidatura nacional do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), abrindo espaço para Ratinho.

O governador teria o mérito ainda de ser uma candidatura mais desvinculada do bolsonarismo do que a de Tarcísio, segundo interlocutores.

Além de Flávio e Ratinho, Kassab alertou que outros dois nomes da direita devem se lançados ao Planalto: os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União).

Nesse cenário, a direita partiria fragmentada no primeiro turno e se uniria contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno.

Haveria ainda, nesse cenário, uma divisão nos partidos de centro e de direita no primeiro turno. Flávio teria o apoio, na chapa, de PP e Republicanos; Caiado, apenas do União; Zema, do Novo; e Ratinho partiria só com o PSD, segundo essas projeções. A previsão feita foi a de que o MDB fecharia aliança com Lula.

Haveria uma disputa por pequenos partidos para incrementar mais tempo de televisão na campanha, mas a percepção de Kassab é a de que, hoje, uma campanha bem estruturada em redes sociais tem mais impacto do que a televisão.

A pesquisa Datafolha publicada neste final de semana foi comemorada por ambos e vai ao encontro de uma série de pesquisas qualitativas feitas pelo PSD, que mostram um bom posicionamento de Ratinho mesmo sem nunca ter trabalhado uma projeção nacional.

Ratinho faria 41% em um eventual segundo turno contra Lula, um ponto a menos que Tarcísio. Lula teria 47%. (Com Blog do Caio Junqueira)

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.