Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quarta-feira, 14 de outubro de 2026
Política

Prefeito de Terenos recupera mandato após decisão da Justiça

Ministro do STJ considerou excessivo o afastamento de Henrique Budke e autorizou seu retorno ao comando da prefeitura enquanto prosseguem as investigações.

Conjuntura Online
24/06/26 às 22h12
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Henrique Budke volta ao cargo em Terenos. (Foto: Reprodução)

Mais de oito meses após ser afastado da Prefeitura de Terenos, Henrique Budke (PSDB) foi autorizado a voltar ao cargo por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O entendimento, segundo reportagem do G1MS, é de que a medida cautelar permaneceu em vigor por tempo superior ao necessário, sem justificativa suficiente para mantê-la.

Com a decisão, o prefeito poderá reassumir imediatamente as funções no Executivo municipal e voltar a frequentar as dependências da prefeitura, restrição que também foi revogada pelo ministro relator.

Budke foi afastado durante as investigações de um suposto esquema que teria causado prejuízo estimado em R$ 15 milhões aos cofres do município.

O inquérito segue em andamento e a autorização para seu retorno não interfere na continuidade da apuração nem representa julgamento sobre as acusações.

Na avaliação do magistrado, a permanência do afastamento deixou de atender aos requisitos que justificam esse tipo de medida cautelar, razão pela qual determinou o restabelecimento do mandato até que o processo tenha novos desdobramentos.

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.