Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Domingo, 14 de setembro de 2025
Política

Moraes amplia caça às bruxas e reforça policiamento contra Bolsonaro

Algoz do ex-presidente, ministro alega haver risco de fuga do líder de direita 

Conjuntura Online
26/08/25 às 17h41
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bolsonaro sente-se perseguido por Moraes (Vinícius Schmidt/Metrópoles)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou ao centro do noticiário com mais uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, que determinou reforço de policiamento em sua casa, em Brasília.

Para aliados, a medida simboliza a continuidade de uma perseguição implacável, iniciada ainda nas eleições de 2022, quando Bolsonaro passou a ser alvo constante das decisões do Supremo, isso por ter criticado o sistema eleitoral que, para muitos foi fraudulento.

A ordem de Moraes seguiu manifestação da PGR, que alegou “risco de fuga” do ex-presidente, mas é vista pela oposição como parte de uma estratégia política do ministro, que mantém boa relação com o presidente Lula e trabalha para garantir a estabilidade do PT no poder.

Críticos afirmam que, sob o pretexto de medidas cautelares, o magistrado age de forma a enfraquecer a direita e seus representantes.

Parlamentares da oposição acusam Moraes de descumprir a Constituição e atropelar a harmonia entre os poderes, acumulando ações monocráticas que, segundo eles, extrapolam os limites legais.

Entre as queixas mais recorrentes da oposição está a percepção de dois pesos e duas medidas: enquanto tudo parece proibido para os partidos de direita, à esquerda tudo é permitido.

O exemplo citado com frequência é o escândalo do INSS, que envolve até o irmão do presidente Lula, José Ferreira da Silva, conhecido como “Frei Chico. Apesar do rombo bilionário já confirmado em R$ 6,3 bilhões — com estimativas que podem elevar o prejuízo a R$ 90 bilhões —, ninguém foi preso até agora.

Esse desgaste crescente alimenta discussões no Congresso sobre a abertura de um processo de impeachment contra o ministro, tese que ganha força em meio às recentes decisões polêmicas.

Repercussão internacional

A tensão não se limita às fronteiras brasileiras. Moraes se tornou alvo de sanções nos Estados Unidos, aplicadas pelo presidente Donald Trump, em resposta ao que foi classificado como perseguição a Bolsonaro e seus aliados.

Para a oposição, o episódio expôs internacionalmente os abusos do Judiciário brasileiro e reforçou a necessidade de frear o poder concentrado no STF.

Monitoramento 24 horas

Na decisão desta terça-feira (26), Moraes determinou que a Polícia Penal do DF faça vigilância em tempo integral na residência de Bolsonaro, onde ele cumpre prisão domiciliar. Embora tenha exigido “discrição” das equipes para evitar constrangimentos, a medida amplia o cerco contra o ex-presidente justamente às vésperas de seu julgamento no STF, marcado para setembro. (Com informações da Metrópoles)

Últimas em Política
Em 12 de Setembro de 2025 às 13h25
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.