Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Terça-feira, 03 de fevereiro de 2026
Política

Drone iraniano que se aproximou de porta-aviões é derrubado pelos EUA 

Segundo as Forças Armadas dos EUA, o caça norte-americano F-35 derrubou drone iraniano Shahed-139 que se aproximou de porta-aviões a caminho do Irã

Conjuntura Online
03/02/26 às 16h53
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os porta-aviões USS Abraham Lincoln e aviões da Força Aérea dos Estados Unidos, em imagem de arquivo (Foto: Brian M. Wilbur/Forças Armadas dos EUA)

O Exército dos Estados Unidos derrubaram nesta terça-feira (3) um drone militar iraniano que se aproximou da um dos porta-aviões norte-americanos que navegam rumo ao Irã, segundo as Forças Armadas dos EUA.

Em comunicado, o Exército disse que um caça F-35 levantou voo e abateu o drone, de modelo Shahed-139, quando a aproximação foi detectada.

"Um caça F-35C do USS Abraham Lincoln derrubou um drone iraniano em legítima defesa e para proteger o porta-aviões e a tripulação a bordo", afirmou o porta-voz do Comando Central dos EUA, capitão Tim Hawkins, na nota.

O governo do Irã ainda não havia se manifestado sobre o episódio até a última atualização desta reportagem.

Há duas semanas, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou ter enviado uma fragata para a costa do Irã, em meio a tensões entre os dois países por conta de um acordo de não proliferação de armas nucleares. Trump tem pressionado Teerã para assinar o acordo.

O grande impasse, no entanto, ocorre porque o Irã discorda de um dos pontos do texto, que exige o fim do enriquecimento de urânio, necessário para construir armas nucleares. O Irã afirma que utiliza o recurso apenas para fins civis.

Diante disso, o norte-americano começou a falar da possibilidade de atacar o território iraniano, renovando a ameaça que ele fez durante a onda de protestos de iranianos, reprimidos com violência pelas forças de segurança — ONGs falam em até 6 mil mortos.

EUA e Irã já tiveram um acordo de não proliferação de armas nucleares, assinado pelo ex-presidente norte-americano Barack Obama. O próprio Trump, no entanto, se retirou desse acordo em 2018, em sua primeira gestão na Casa Branca, em retaliação ao Irã. Na ocasião, ele acusou o governo iraniano de financiar grupos terroristas. (Com g1)

Últimas em Política
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.