O deputado estadual Pedro Caravina (PSDB) Caravina avalia que a transformação digital da saúde pública já é uma realidade em Mato Grosso do Sul e tem potencial para revolucionar o atendimento no SUS.
“A tecnologia está transformando o SUS em um sistema mais eficiente, acessível e humanizado. Esse é um grande projeto que reforça a diretriz do nosso governador de tornar Mato Grosso do Sul um Estado digital. Sou parceiro de iniciativas como essa”, afirmou o parlamentar.
A afirmação foi feita durante visita técnica à sede da Superintendência de Saúde Digital, realizada na terça-feira (8), em Campo Grande.
Caravina esteve acompanhado do governador Eduardo Riedel (PSDB) e do secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, que apresentaram os avanços implementados no sistema de saúde pública.
Entre os destaques, estão os mais de 5,8 milhões de atendimentos registrados com o sistema e-Visite Endemias e os 188 mil atendimentos especializados realizados por meio da plataforma de Telessaúde, que já funciona nos 79 municípios sul-mato-grossenses, inclusive nas regiões mais remotas. A plataforma atende áreas como geriatria, pediatria, neurologia, psiquiatria, odontologia e nutrição.
Caravina ressaltou a relevância dessas tecnologias principalmente para os municípios que não contam com estrutura para manter especialistas. “É uma ferramenta poderosa que vai além da saúde. Permite um olhar mais estratégico sobre as necessidades da população e ajuda na formulação de políticas públicas, como proteção animal, atenção ao idoso e combate à dependência química”, pontuou.
Ex-prefeito de Bataguassu, o deputado relembrou que implantou ali um dos primeiros serviços de telemedicina de urgência e emergência do Estado. “Foi uma experiência que deu muito certo e me deixa feliz ver o Estado expandindo essa visão para todos os municípios, consolidando Mato Grosso do Sul como referência em saúde digital”, afirmou.
A Superintendência de Saúde Digital foi criada em dezembro de 2023 e é parte do plano de regionalização da saúde em MS. O objetivo é conectar os diferentes pontos de atenção, descentralizar os atendimentos e tornar o SUS mais resolutivo e eficiente.
Ao final da visita, Caravina parabenizou o governador Eduardo Riedel, o secretário Maurício Simões e toda a equipe da superintendência. “Estamos no caminho certo. Com planejamento, tecnologia e gestão, a saúde pública de Mato Grosso do Sul está sendo transformada”, concluiu.