Os moradores da Comunidades Aguão, Conquista e Sucuri receberam nesta quinta-feira (24) os RGs (Registros Gerais) solicitados durante a primeira Ação Agro Social.
A iniciativa, que é parte do compromisso da administração em levar cidadania e serviços essenciais às áreas rurais e mais afastadas do perímetro urbano, foi realizada por meio da Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável).
A entrega dos documentos ocorreu na Escola Municipal Orlandina Oliveira Lima, localizada na BR-080, KM 30 – Colônia do Aguão. Cerca de 50 documentos foram entregues, entre primeiras e segundas vias, beneficiando diretamente famílias que enfrentam dificuldades de deslocamento até a cidade para a emissão. A ação aconteceu com a parceria da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).
Para o presidente da comunidade Aguão, senhor Pedro, a ação levou diversos benefícios para a população, entre eles a confecção dos registros. “O evento foi um sucesso. Nós ficamos muito felizes porque é uma dificuldade buscarmos informação, fazer os documentos, tirar dúvidas. A iniciativa impactou a nossa comunidade, todo mundo gostou e ficou agradecido”, disse.
O diretor da escola, senhor Antônio, destacou as soluções que a Ação Agro Social oportunizou às famílias. “Muitas vezes a pessoa não tem tempo para deixar o trabalho e ir até a cidade. Devido à distância, devido às especificidades do local. A ação favoreceu bastante, trouxe comodidade, conhecimento, e diversos órgãos da Prefeitura Municipal vieram com os seus serviços. Então, a gente agradece muito”, disse
Nas três ações sociais que aconteceram neste primeiro quadrimestre foram emitidos 183 documentos. Sendo 50 emissões realizadas na primeira edição na Comunidade Aguão, Sucuri e PA Conquista, 65 na segunda edição no PA Estrela Campo Grande e Adjacências e 69 na terceira edição no PA Três Corações e Adjacências. Diversos outros serviços também foram realizados na iniciativa.
“A Ação Agro Social é uma prova concreta de que políticas públicas bem articuladas podem transformar realidades. Em apenas três edições, conseguimos levar mais de mil atendimentos diretos a comunidades rurais que, muitas vezes, enfrentam dificuldades para acessar serviços básicos. Essa iniciativa é mais do que levar saúde, documentação ou assistência técnica — é levar oportunidade e desenvolvimento”, disse o secretário municipal da SEMADES, Ademar Silva Junior.
A expectativa é de que novas edições da Ação Agro Social sejam realizadas ao longo deste ano, ampliando o alcance das ações no interior do município. Acompanhe nosso site e redes sociais para saber as novas datas @semadescg.