O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   24 de Fevereiro de 2024
Publicidade

Prefeitura capacita mais de mil servidores e fortalece o atendimento da saúde

A capacitação representa um marco significativo no município, integrando-se ao Programa Saúde com Agente

14/11/2023 - 13h47

Campo Grande 

Mais de mil servidores capacitados (Foto: Diogo Gonçalves )

A prefeitura de Campo Grande, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), celebrou na noite de ontem (13) a formatura dos ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e de ACS (Combate às Endemias), que participaram do maior programa de formação técnica na área da saúde do país, o Projeto Saúde com Agente. Ao todo, foram mais de 1,1 mil servidores capacitados.


A capacitação representa um marco significativo no município, integrando-se ao Programa Saúde com Agente, uma iniciativa criada para fortalecer a política de Atenção Primária por meio da formação ampla dos agentes.


“Ao capacitar nossos servidores, estamos investindo na base da saúde preventiva, promovendo uma abordagem mais integrada e eficiente em nossa atenção básica. É um momento muito gratificante e de celebração da dedicação destes profissionais que cumprem um papel tão importante”, destacou a prefeita Adriane Lopes.


Ela lembra que o momento também é de celebração de outras conquistas para as categorias, como o decreto de 40h e a insalubridade. “Estamos avançando em várias frentes e na saúde não é diferente. Vamos continuar trabalhando de maneira incansável na valorização e na melhoria das condições de trabalho para os nossos servidores, o que consequentemente irá se refletir uma assistência de qualidade à população”, disse.


Conforme o secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, o curso técnico proporcionou aos profissionais conhecimentos iniciais essenciais para a prática diária. “Desta forma, é possível promover a integração entre as equipes de saúde e a população, contemplando também aspectos relacionados às políticas públicas de saúde, controle social e ações voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças”, diz


O secretário ressalta ainda a importância de investir na formação desses profissionais como base fundamental para um sistema de saúde mais robusto e eficiente. “A iniciativa visa a construção de uma rede mais integrada, capaz de atender às demandas específicas da população local e promover a saúde em sua plenitude”, conclui.


O programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais da saúde) e a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) para o oferecimento de curso técnico em agente comunitário de saúde, para os agentes comunitários de saúde, e curso técnico em vigilância em saúde, com ênfase no combate às endemias, para os agentes de combate às endemias.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online
Rua São Remo, 390
Jardim Vilas Boas, Campo Grande / MS