A Prefeitura de Campo Grande reafirmou na quinta-feira (14), durante encontro realizado na Governadoria, seu compromisso no enfrentamento à violência contra a mulher, apresentando avanços e novas estratégias para ampliar a segurança e o acolhimento das vítimas.
O destaque foi para o Proteja+Mulher, ferramenta tecnológica que integra a família de aplicativos Proteja+CG, desenvolvida pela Agetec(Agência de Tecnologia e Inovação) em parceria com a Sesdes (Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social) e outras pastas municipais.
O Botão da Vida é voltado exclusivamente ao atendimento de mulheres em situação de risco e funciona como um botão de emergência, acionado pelo celular. Ao ser utilizado, o sistema envia um alerta com geolocalização em tempo real para a central da Guarda Civil Metropolitana (GCM), permitindo o envio imediato da equipe mais próxima para o atendimento.
“Não basta acolher, é preciso oferecer meios rápidos e eficazes para salvar vidas. O Proteja+Mulher traz a tecnologia como aliada na proteção e é uma resposta concreta da Prefeitura para que nenhuma mulher fique sem amparo em momentos de perigo”, destacou a secretária executiva da Mulher, Angélica Fontanari.
O encontro na Governadoria contou com a presença de representantes de toda a rede de proteção à mulher, incluindo Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande. Durante a coletiva, foram destacadas as iniciativas e resultados alcançados ao longo de 2025, como a ampliação e modernização do atendimento, fortalecimento de políticas públicas e execução de programas de prevenção e acolhimento.
O evento reforçou a importância da atuação conjunta das instituições e a continuidade de esforços para garantir mais segurança e proteção às mulheres.
Além do aplicativo Proteja+Mulher, a SEMU também apresentou outras ações implementadas na Casa da Mulher Brasileira neste ano. Foram promovidas capacitações continuadas, com três treinamentos no primeiro semestre sobre Atendimento Humanizado e Diretrizes da Casa da Mulher Brasileira, voltados a servidores da unidade. Também foi criada a Ouvidoria da Mulher, um canal exclusivo para acolhimento de denúncias e demandas, que funciona pelo telefone (67) 2020-1283.