Um quadro ligado ao PT (Partido dos Trabalhadores) em Mato Grosso do Sul passa a integrar a estrutura do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A edição mais recente do Diário Oficial da União oficializa a nomeação de Humberto de Mello Pereira para uma função de coordenação na área de segurança alimentar, setor considerado estratégico pela atual gestão federal.
Com trajetória voltada às políticas públicas para o campo, Humberto assume uma função ligada à articulação federativa no abastecimento de alimentos, área que dialoga diretamente com programas de combate à fome e apoio à agricultura familiar, uma das bandeiras centrais do governo Lula.
Demitido por Riedel
No plano estadual, Humberto integrou o governo de Mato Grosso do Sul no início da gestão do governador Eduardo Riedel, então no PSDB e hoje no PP, onde atuou como secretário-executivo da Secretaria-Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais, estrutura vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
A passagem pelo Executivo estadual ocorreu no contexto da participação do PT na base de apoio ao governo.
Antes disso, o petista já havia ocupado funções no governo federal, incluindo cargo de direção no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), sendo exonerado quando Michel Temer assumiu a presidência.
A nomeação ao governo federal marca o retorno de Humberto de Mello Pereira à administração central, em meio a um momento de crise e turbulência, incluindo escândalos, como o desvio de mais de R$ 6,3 bilhões de contas de aposentados e pensionistas do INSS.
Graduação
Humberto é graduado e pós-graduado em história. Ingressou na carreira pública em 14 de setembro de 1987 como técnico em agropecuária na Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e, em 15 de julho 2003, tomou posse como gestor sócio-organizacional rural no mesmo órgão.
