Com várias iniciativas sustentáveis, que tornam o atrativo ainda mais conectado com a natureza, propiciando lazer sofisticado, experiências únicas e aquele toque de exclusividade para o visitante, o Estrela do Formoso, em Bonito, amplia seu compromisso com a proteção do principal rio do destino com a implantação de sua própria estação de tratamento de esgoto.
As soluções ecológicas encontradas para o tratamento das águas cinzas (provenientes dos banheiros, chuveiros e máquinas de lavar) e escuras (efluentes produzidos nas cozinhas) do empreendimento, chamadas de sistemas TEVAP (Tanque de Evapotranspiração) e Wetlands (zona úmida), vão revolucionar as boas práticas por um ambiente mais saudável e preservado.
“Estamos sempre buscando formas de preservar o nosso meio ambiente. Geramos a própria energia (solar), recebemos certificação Lixo Zero, participamos do PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) e temos o maior guaviral de Bonito, com 40 hectares. Agora, avançamos significativamente com o cuidado das águas residuais”, cita Lucas Alves Ferreira, sócio proprietário e presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo).
Restabelecer o equilíbrio
O tanque de evapotranspiração é um sistema de tratamento que aproveita processos naturais, funcionando como um sistema impermeabilizado com camadas de diferentes materiais (substratos), onde se plantam espécies de folhas largas e crescimento rápido, como as bananeiras. O tanque é preenchido com pedras, brita, areia e terra. O esgoto é tratado e a água é absorvida pelas plantas e pelo solo, sem gerar efluente que possa poluir o lençol freático.
O Wieland é um sistema artificial que simula a natureza para remover os poluentes da água. A construção utiliza a ação das plantas (macrófitas), solo e microrganismos para tratar efluentes domésticos, funcionando como um biofiltro ecológico. As plantas aquáticas, sejam emergentes ou flutuantes, desempenham um papel crucial, absorvendo nutrientes e garantindo a oxigenação do sistema.
Ambos os sistemas, segundo a arquiteta urbanista e responsável pelo projeto Nayane Andrade, garantem mais de 90% da qualidade das águas residuais, que podem ser reutilizadas em jardins, limpeza de calçadas e outros ambientes da propriedade. Com especialidade em MBA e construção sustentável, Nayane diz se sentir privilegiada por conduzir toda essa evolução do balneário com a implantação do sistema de saneamento dos influentes.
“Demonstra a preocupação ambiental do atrativo e como a natureza oferece soluções ancestrais extremamente eficazes. É emocionante ver os recursos, que sempre estiveram ali à nossa disposição, sendo aplicadas de forma tão inteligente, sem poluir nossas águas e, ainda assim, fortalecendo a vida”, pontua. “O Estrela do Formoso é um exemplo vivo de que quando a consciência e amor pela natureza da transformação acontece, sim.”
Um pedacinho do céu
Um dos principais atrativos da Capital do Ecoturismo, distante apenas 16 km da cidade, a natureza guarda um pedacinho do céu chamado Estrela do Formoso, onde o visitante alcança a descompressão do dia a dia em busca de vivências mais profundas e inesquecíveis. Águas cristalinas, paisagens deslumbrantes e atividades para todas as idades garantem que cada momento seja especial em um dos lugares mais preservados da Serra da Bodoquena.
O atrativo oferece um atendimento diferenciado dentro do novo conceito de turismo, o ecoluxo: atmosfera romântica e familiar em um lugar paradisíaco e sustentável. São oito pontos para banho e lazer, com decks e pergolados e espaços também para as crianças. Atividades: stand up, caiaque, boia-cross, tirolesa, trampolim, mergulho com cilindro e trilhas. Tudo isso em um lugar que atingiu um índice incrível de 93,3% em boas práticas ambientais com o Lixo Zero. (Por Silvio de Andrade)