O destaque de Corumbá na edição da Pesca & Companhia Trade Show, realizada de 20 a 22 de março em São Paulo, como principal polo de pesca esportiva do Pantanal, evidenciou a importância da presença do destino nos grandes eventos do setor com a participação não apenas dos empresários, mas da administração municipal, que se fez representar pela Fundação de Turismo do Pantanal.
Para os empresários, o envolvimento e o empenho da fundação foram fundamentais no estreitamento do destino com todos os segmentos que envolveram a feira e os milhares de visitantes.
Além da oportunidade de se articular com representantes dos ministérios do Turismo e da Pesca e Aquicultura, buscando-se parcerias em projetos futuros para impulsionar a atividade no Pantanal de Corumbá.
“Voltamos da feira muito animados com o apoio que tivemos do Governo do Estado e da prefeitura de Corumbá”, disse a empresária Odila Gonçalves, proprietária de pesqueiro na região do Morrinho. “Sempre cobramos o apoio da prefeitura e agora temos a Fundação de Turismo do nosso lado com ideias bem articuladas para divulgarmos mais nossa pesca, trazer mais turistas. A expectativa é muito boa”, finalizou.
Monitoramento da pesca
A participação dos empresários de Corumbá na feira foi expressiva, investindo na promoção e fortalecimento do destino num evento que movimentou R$ 1 bilhão em três dias e contou com 35 mil visitantes. “Aumentaram muito as opções de pesca no Brasil, mas Pantanal é Pantanal e tivemos muita procura já para 2026. Estamos muito confiantes numa alavancada, agora com o apoio da Fundação de Turismo”, disse a empresária Vânia Sorio.
Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Zelinho Carvalho, a participação em conjunto com os empresários foi vital para expandir a visibilidade do destino, acompanhar de perto as últimas tendências e inovações do mercado, estabelecer conexões com o mercado direto e indireto, atrair a atenção da mídia especializada, entender melhor e aprender sobre a dinâmica dos negócios que envolvem a pesca esportiva.
“Oportunidade também para estreitar laços com a equipe dos ministérios do Turismo e da Pesca e Aquicultura, e conhecer os programas e projetos destinados especificamente à pesca esportiva e aos esportes outdoor”, completou. Zelinho adiantou que a fundação, por meio do Observatório do Turismo, iniciará o monitoramento da atividade para levantamento de dados que vão nortear o ordenamento do setor. (Por Silvio de Andrade)