O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   24 de Abril de 2024
Publicidade

Começa vacinação contra dengue na população indígena de Dourados

A prefeitura será responsável pelo apoio logístico na distribuição e reposição da vacina Qdenga

23/02/2024 - 18h07

Campo grande 

Vacinação tem início às 7h na E.M. Indígena Tengatuí (Foto: Luís Oliveira/Sesai-MS)

Começa neste sábado, dia 24, a maior ação de saúde preventiva da comunidade indígena de Dourados, a vacinação contra a dengue. A estimativa é que cerca de 16 mil pessoas, entre quatro e 59 anos, sejam vacinadas na campanha. A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Imunização da Sems (Secretaria Municipal de Saúde), será responsável pelo apoio logístico na distribuição e reposição da vacina Qdenga.


O primeiro dia de vacinação acontece na Escola Municipal Indígena Tengatuí, a partir das 7h até às 15h, com cinco equipes, no total de 30 pessoas do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), que são os responsáveis pela aplicação da vacina contra a dengue nos moradores das aldeias Jaguapiru e Bororó. A expectativa é que dois mil indígenas sejam vacinados neste sábado (24).


“Aguardavamos o aval da Sesai (Secretaria de Saúde Indígena), do Ministério da Saúde, para incluir os moradores das aldeias Jaguapiru e Bororó na campanha. Entender a relevância da importância da aplicação da vacina contra a dengue na comunidade indígena faz com que a campanha avance no município”, afirma o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Marques.


O município de Dourados foi o primeiro a iniciar a vacinação contra a dengue no país e é o único que realiza vacinação em massa com a Qdenga e tem a garantia de receber doses para imunizar até 150 mil pessoas. Aproximadamente 30 mil pessoas já tomaram a primeira dose.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online