O 1º site político de Mato Grosso do Sul   |   24 de Abril de 2024
Publicidade

Campo Grande mantém 17 mil m² de reflorestamento sustentável

Capital de Mato Grosso do Sul é destaque na região Centro-Oeste em desenvolvimento sustentável 

27/11/2023 - 07h55

Campo Grande

Reserva florestal em Campo Grande (Foto: Divulgação )

Como estratégia para o desenvolvimento sustentável e a ampliação das áreas verdes, a Prefeitura de Campo Grande vem investindo na manutenção de seis Pradas (Planos de Recuperação de Área Degradada ou Alterada). 


Uma equipe permanente da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) trabalha para cuidar dessas áreas, que somam 17.550 metros quadrados de reflorestamento, com o plantio de 1.300 mudas.


O engenheiro sanitarista e ambiental da Divisão de Meio Ambiente da Sisep, João Gomes de Oliveira Neto, explica que as ações são determinadas a partir da avaliação da degradação ambiental existente no local. 


“Consideramos o tipo de degradação e o grau existente e, para cada situação, é definida a medida de recuperação. As ações definidas são apresentadas em um Plano de Recuperação de Área Degradada ou Alterada elaborado por uma equipe técnica da Sisep”.


Para a implantação do Plano é elaborado um projeto aprovado pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana). Segundo João Neto, os PRADAs são elaborados para recuperar APP (Áreas de Preservação Permanente), que geralmente são áreas públicas às margens de córregos, nascentes e veredas.


Ele cita como um dos exemplos de trabalho realizado pela equipe no Prada da nascente do córrego Coqueiro, na Rua Acrópole, que antes era um local de descarte irregular de resíduos e presença de espécies invasoras. 


“As ações do Prada consistiram na remoção dos resíduos sólidos, cercamento da área, plantio de mudas nativas, regularização de taludes e o seu monitoramento. Hoje é possível verificar a recuperação ambiental da área, com a presença de várias mudas nativas plantadas”, explica João Neto.

Leia Também
Comente esta notícia
0 comentários
Mais em Municípios
Colunistas
Ampla Visão
Copyright © 2004 - 2015
Todos os direitos reservados
Conjuntura Online