Com o avanço dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), a Prefeitura de Corumbá decidiu suspender as aulas nas escolas municipais, estaduais e particulares a partir desta terça-feira (29).
A medida foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde como forma de tentar conter a propagação dos vírus respiratórios.
Além da suspensão, um alerta foi emitido com orientações à população sobre cuidados básicos para evitar o aumento das infecções.
Diante do crescimento nas internações, a Santa Casa de Corumbá divulgou um comunicado informando que a maior parte dos pacientes hospitalizados faz parte do público que deveria ter sido vacinado.
A direção do hospital reforçou o apelo para que as pessoas dos grupos prioritários busquem as unidades de saúde e atualizem a vacinação.
A Santa Casa de Corumbá alertou que, neste ano, os casos de doenças respiratórias não só cresceram em número, mas também têm apresentado quadros mais graves em comparação a 2024. A reportagem procurou a Secretaria de Saúde para um comparativo oficial com os registros do ano passado, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.
Para tentar frear a disseminação dos vírus respiratórios, autoridades de saúde divulgaram uma lista de recomendações à população: isolamento imediato de casos positivos ou com sintomas, afastamento por sete dias a partir do início dos sinais, uso de máscara por quem estiver com sintomas respiratórios, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, desinfecção dos ambientes, vacinação dos grupos prioritários que ainda não se imunizaram, suspensão de eventos que provoquem aglomerações (exceto os ligados à saúde), uso de máscaras em locais com atendimento ao público e busca rápida por atendimento médico em caso de dificuldade para respirar, febre alta ou queda de saturação.