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Sanesul destaca inauguração do 1º Ponto de Entrega Voluntária de resíduos 

Para a empresa, o PEV educativo nas escolas será um exemplo prático de como transformar discurso ambiental em ação

Conjuntura Online
05/06/25 às 16h18
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Autoridades durante o evento em Campo Grande (Foto: Sanesul)

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul|) participou do ato de inauguração do 1º PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de resíduos com conceito educativo em escola de Campo Grande, lançado na manhã desta quinta-feira (5), pela AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul).

O diretor de Administração e Finanças da Sanesul, André Soukef, representou o diretor-presidente da empresa, Renato Marcílio, durante o evento.

O PEV foi instalado na Escola Estadual Fausta Garcia Bueno, no bairro  Coophasul, em Campo Grande, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Para a Sanesul, o PEV educativo nas escolas será um exemplo prático de como transformar discurso ambiental em ação.

Durante o evento, André Soukef destacou o valor de iniciativas como essa para fortalecer a consciência ambiental desde a base, ao afirmar que o conhecimento é o principal instrumento de transformação.

Ele ressaltou que ações educativas como o PEV aproximam os estudantes da realidade do saneamento e os tornam protagonistas de um futuro mais sustentável, alinhado ao papel da Sanesul e da MS Pantanal na promoção de qualidade de vida e na preservação dos recursos naturais.

“Gostaria de agradecer a oportunidade de estar aqui, de participar desse projeto maravilhoso, que tem tudo a ver com o que precisamos fazer: dotar vocês de conhecimento, porque vocês são o futuro, como o próprio hino de Mato Grosso do Sul diz, o futuro do Brasil. Nós, da Sanesul e da MS Pantanal, temos essa missão de interagir com a comunidade, cuidar do meio ambiente e desenvolver projetos que levem água tratada e esgoto coletado e tratado para todos — isso é qualidade de vida”, afirmou André.

Ele também falou diretamente aos alunos: “Vocês têm uma responsabilidade muito grande nisso. O corpo docente proporciona esse aprendizado, e em breve vocês estarão no nosso lugar, continuando esse trabalho que é imenso. É uma satisfação fazer parte de tudo isso.”

MODELO

A Sanesul considera que o modelo inaugura uma nova abordagem ao tratar resíduos como parte de um processo didático, principalmente numa data especial em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.  

A escolha de uma unidade escolar para receber o projeto confirma a convicção de que a educação ambiental precisa deixar o papel e ocupar lugares de convivência.

Nesse sentido, a Sanesul vê valor na parceria com a AGEMS e com a Secretaria de Estado de Educação, e enxerga potencial de multiplicação do modelo, inclusive em outros municípios onde atua.

A estrutura, com lixeiras bem sinalizadas para a coleta seletiva, representa o tipo de saneamento moderno que a Sanesul defende, com foco no cuidado com o lixo, na participação da comunidade e na conscientização ambiental.

A iniciativa também está alinhada ao esforço de ampliar a economia circular, conceito cada vez mais presente nas ações apoiadas pela Sanesul.

Para Renato Marcílio, projetos como esse são bem-vindos por concretizarem o que há muito se discute — que não basta investir em infraestrutura, é preciso formar gerações comprometidas com o uso responsável dos recursos.

A empresa acredita que o PEV é um exemplo do que pode crescer e dar certo quando os órgãos públicos trabalham juntos com foco em ensinar, cuidar do meio ambiente e fazer a diferença de verdade.

SUSTENTÁVEL E FUNCIONAL

O PEV foi planejado para descarte de resíduos secos recicláveis da escola, da comunidade escolar e das residências do entorno da escola em campanhas ou projetos orientados pela instituição de ensino.

Na organização e sinalização do espaço foram considerados elementos de segurança, integração ao ambiente escolar e resistência às condições do tempo. A estrutura conta com instalação interna de ganchos para sustentação de 4 bags para descarte diferenciado de metal, plástico, papel e vidro.

O descarte será realizado por compartimentos individualizados com aberturas de 40 cm, com acesso pela parte interna da escola.

Para o serviço de coleta, foram instaladas portas de acesso no muro lateral da escola, com cadeados, de acordo com o modelo padrão adotado para a coleta convencional.

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