Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Terça-feira, 01 de abril de 2025
Geral

Sanesul beneficia mais de 50 mil pessoas com 325 km de rede de esgoto em cinco cidades de MS

Sete Quedas, Selvíria, Sonora, Rio Verde e Eldorado são os próximos destinos dos investimentos da empresa para ampliar o sistema de esgotamento sanitário 

Conjuntura Online
31/03/25 às 07h46
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estação de Tratamento de Esgoto em Três Lagoas (Foto: Acom/Sanesul)

Sete Quedas, Selvíria, Sonora, Rio Verde e Eldorado são os próximos destinos dos investimentos da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) para ampliar o sistema de esgotamento sanitário em Mato Grosso do Sul. 

Juntas, essas cidades vão receber aproximadamente 314 quilômetros de rede coletora, com capacidade para conectar cerca de 18 mil residências ao sistema — o que representa mais de 50 mil pessoas diretamente beneficiadas com mais saúde, qualidade de vida e infraestrutura.

As obras começam em abril e fazem parte de um plano maior de antecipação da meta de universalização do esgoto, proposta pelo novo marco legal do saneamento básico. 

Essa é uma das prioridades do governo estadual, alinhada à visão municipalista do governador Eduardo Riedel, que tem buscado acelerar a chegada dos serviços de saneamento a todas unidades regionais atendidas pela Sanesul. 

De acordo com o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, esse novo pacote de obras reforça o compromisso da empresa com o bem-estar da população, sobretudo, com a preservação do meio ambiente. 

“Estamos trabalhando com foco em resultados concretos. Esse avanço só é possível porque temos um governo que entende a importância do saneamento e investe pesado para que os serviços cheguem a quem mais precisa”, destaca o dirigente.

Todos os projetos são executados pela Sanesul em parceria com a Ambiental MS Pantanal, como parte da PPP (Parceria Público-Privada) firmada para modernizar e expandir o saneamento no Estado. A previsão é de que as obras sejam concluídas antes do prazo estabelecido pelo novo marco legal do saneamento básico, que é 2033. 

Mais qualidade de vida chega com o esgoto tratado

A população de Sete Quedas será contemplada com a implantação de 53 quilômetros de rede coletora de esgoto. Com esse reforço na infraestrutura, aproximadamente 3 mil moradias serão conectadas ao sistema, beneficiando diretamente cerca de 8 mil moradores que passarão a contar com mais saúde e dignidade.

Em Sonora, os investimentos também chegam com força, onde serão construídos 63 quilômetros de rede coletora, o que permitirá a ligação de cerca de 5 mil residências ao sistema de esgotamento sanitário. A expectativa é atender aproximadamente 14 mil pessoas, melhorando significativamente as condições de vida da população.

As obras também entram na rota da expansão do saneamento em Eldorado, que será beneficiado com 55 quilômetros de rede coletora, o suficiente para ligar cerca de 3 mil casas ao sistema de esgoto. O impacto positivo deve alcançar 8 mil pessoas, com reflexos diretos na saúde pública e no meio ambiente.

Na cidade turística de Rio Verde de Mato Grosso, a população verá a maior ampliação entre os cinco municípios incluídos no plano de expansão do saneamento da Sanesul.

Serão 72 quilômetros de rede coletora implantados, proporcionando a interligação de aproximadamente 5 mil domicílios. Com isso, cerca de 13 mil moradores passarão a contar com um serviço essencial para o bem-estar e o desenvolvimento local.

Por fim, os moradores de Selvíria também serão contemplados com um importante avanço na infraestrutura urbana. O município receberá 71 quilômetros de rede de esgoto, que vão garantir atendimento a 2 mil residências, impactando positivamente a vida de cerca de 6 mil pessoas.

Atualmente, a área de cobertura do esgoto nos 68 municípios operados pela Sanesul é de 68%. 

PPP do Saneamento

De acordo com o diretor-presidente da Ambiental MS Pantanal, Gabriel Buim, a parceria com a Sanesul tem sido essencial para a ampliação da infraestrutura de saneamento no estado.

"Nossa previsão é atingir aproximadamente 824 quilômetros de rede coletora até abril de 2026, beneficiando mais de 206 mil pessoas em Mato Grosso do Sul", garante ele, lembrando que a PPP foi criada com objetivo de antecipar em dois anos o prazo fixado pelo novo marco legal do saneamento.  

Desde o início da operação, em 2021, já foram instalados mais de 100 quilômetros de rede, possibilitando a conexão de mais de 75 mil sul-mato-grossenses ao sistema de esgotamento sanitário nas localidades atendidas pela concessionária. 

Com mais essas ações, Mato Grosso do Sul segue dando exemplo ao país no avanço do saneamento básico — política pública fundamental para a saúde, o meio aembiente e o futuro das próximas gerações.

Últimas em Geral
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.