Uma farmácia localizada no bairro Cidade Morena, em Campo Grande, foi interditada na manhã de quinta-feira (21) durante a operação “Galeno”, deflagrada pela Vigilância Sanitária em parceria com a Polícia Civil.
O estabelecimento, segundo reportagem do G1, é suspeito de comercializar medicamentos para emagrecimento proibidos, remédios de uso exclusivo hospitalar e ainda expor alimentos impróprios para o consumo.
A ação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em residências e comércios ligados a oito investigados. Segundo as apurações, eles faziam parte de um grupo de mensagens chamado “Farmácia Livre”, criado para facilitar a negociação clandestina de medicamentos sujeitos a controle especial.
No carro de um dos suspeitos, os policiais encontraram medicamentos e frascos de soro fisiológico armazenados sem controle de temperatura e fora das condições técnicas exigidas.
Já na farmácia pertencente ao mesmo investigado, foram apreendidos alimentos com prazo de validade vencido, produtos sem comprovação de origem, fármacos de uso restrito a hospitais e substâncias emagrecedoras proibidas no comércio.
Diante das irregularidades, o proprietário foi levado à Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo), onde acabou autuado em flagrante. A operação contou também com apoio do Procon/MS e do Conselho Regional de Farmácia, que atuaram nas fiscalizações.