A operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro no Alemão deixou pelo menos 18 criminosos e 2 policiais mortos. A informação foi dada pelo governador do estado, Claudio Castro, durante coletiva de imprensa no fim da manhã desta terça-feira (28).
Castro disse, ainda, que essa foi a maior operação da história do Rio de Janeiro. Foram mais de 2 mil policiais envolvidos na ação.
Grande operação
A Polícia Civil e a Polícia Militar realizam, nesta terça-feira (28), uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, na zona Norte do Rio de Janeiro, com objetivo de frear avanços territoriais do CV (Comando Vermelho) e prender lideranças criminosas.
Imagens obtidas pela CNN Brasil mostram uma verdadeira "zona de guerra" nas áreas onde ocorrem os confrontos. Em alguns vídeos, é possível ver locais com a presença de chamas e com muita fumaça. Além disso, são ouvidos disparos de armas de fogo ao fundo dos registros.
Objetivo da Operação Contenção
A ação, batizada de Operação Contenção, faz parte de uma iniciativa do Governo do Estado para combater a expansão territorial do CV (Comando Vermelho) e prender lideranças criminosas que atuam no Rio e em outros estados.
Os policiais tentam cumprir 100 mandados de prisão contra integrantes do CV — entre os alvos, 30 são de outros estados, com destaque para membros da facção no Pará, que estariam escondidos nessas regiões.
Até a última atualização, 25 pessoas já tinham sido presas. Dois suspeitos baleados estão sob custódia no Hospital da Penha. Além disso, dois suspeitos da Bahia foram mortos no confronto.
Ainda durante a operação, três moradores vítimas de bala perdida foram socorridos ao Hospital Getúlio Vargas. Entre elas, uma mulher foi atingida de raspão enquanto estava na academia e já recebeu alta. (Com CNN
