Mato Grosso do Sul vai ganhar três megausinas de energia solar capazes de reduzir em até 63% a demanda atual da rede elétrica.
Os projetos, da companhia Casa dos Ventos, somam R$ 5,12 bilhões em investimentos e serão instalados em Campo Grande, Paranaíba e Paraíso das Águas.
As duas primeiras unidades entram em operação já em junho e julho de 2026.
A terceira tem previsão para setembro de 2027. Juntas, elas devem colocar o Estado entre os dez maiores geradores de energia solar do País.
A empresa apresentou os detalhes técnicos e o cronograma em reunião com o governador Eduardo Riedel, o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, o fundador da Casa dos Ventos, Mario Araripe, e o diretor de Implantação e Operação, Thiago Rezende.
Além da capacidade de suprir boa parte do consumo estadual, as usinas devem ampliar em 45% a potência instalada de Mato Grosso do Sul — um salto que representa 8% a mais na capacidade solar do Brasil.
O secretário Jaime Verruck avalia que o impacto vai além do ganho energético. Segundo ele, a oferta de energia é hoje um dos fatores decisivos para atrair investimentos e sustentar a expansão econômica do Estado, que mantém uma carteira estimada em R$ 105 bilhões em projetos privados em implantação ou planejamento.
Rezende, da Casa dos Ventos, destaca que o empreendimento reforça a transição energética no País e consolida Mato Grosso do Sul como polo de geração limpa. Ele lembra que o Estado já lidera a produção de energia por biomassa e agora avança também na matriz solar.
