Mais de 625 mil estudantes concluintes e profissionais formados em licenciatura de todo o país farão, neste domingo (20), a PND (Prova Nacional Docente). O resultado poderá ser utilizado em processos de seleção de professores por estados e municípios que optarem por adotar a nota do exame.
Para os estudantes que estão concluindo a graduação, a PND corresponde à avaliação teórica obrigatória do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) das Licenciaturas. A participação no Enade é requisito para a obtenção do diploma.
A PND é uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação), com apoio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Neste ano, o exame contempla 21 áreas: Artes Visuais, Biologia, Ciências da Natureza, Ciências Sociais, Computação, Dança, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Espanhol, Letras Português, Letras Português e Espanhol, Letras Português e Inglês, Letras Inglês, Matemática, Música, Química, Pedagogia e Teatro.
Horários
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, conforme o horário de Brasília. A aplicação começa às 13h30 e termina às 19h.
A prova terá uma parte de Formação Geral Docente, composta por 30 questões objetivas e uma discursiva, além de outras 50 questões objetivas relacionadas à área de formação escolhida pelo participante.
A nota geral varia de zero a 100 pontos. As questões objetivas representam 80% da pontuação, enquanto a questão discursiva corresponde aos 20% restantes.
O Cartão de Confirmação da Inscrição, que informa o local da prova, está disponível no Sistema PND. No dia do exame, o participante deverá apresentar documento oficial com foto, em versão física ou digital. No caso dos documentos digitais, a apresentação deverá ser feita pelo aplicativo oficial Gov.br.
Para responder à prova, será permitida apenas caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Canetas de outras cores ou materiais não serão aceitas.
(Agência Brasil)
