A Rede Hemosul, serviço estadual responsável pelo abastecimento de sangue e componentes sanguíneos em Mato Grosso do Sul, convida a população a contribuir com a doação de plaquetas, com atenção especial aos tipos sanguíneos A e O positivos.
Embora todas as tipagens sejam bem-vindas, atualmente são esses os estoques que apresentam maior demanda.
Coordenadora do Hemosul, Marina Sawada Torres explica que as plaquetas têm validade de cerca de 5 dias, o que exige reposição constante.
“O ideal para mantermos os estoques entre os níveis seguros é de 130 a 150 doações diárias. Por isso, a participação da população é fundamental”, destaca.
As plaquetas são essenciais em diversos tratamentos, desde pacientes hematológicos, oncológicos, transplantes de orgãos até cirurgias de grande porte e emergências médicas.
“Cada doação contribui diretamente para salvar até 4 vidas, garantindo que os hospitais tenham esse componente disponível quando necessário, pois não há substituto para o sangue, dependemos das doações para manter os estoques e atender aos pacientes", explica Marina.
O Hemosul mantém uma rotina organizada de coletas, mas lembra que a disponibilidade de sangue e plaquetas depende da solidariedade e altruísmo da população.
Doação
Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, apresentar documento oficial com foto e atender aos critérios básicos para a doação de sangue.
O hemocentro reforça que a doação é um ato simples, seguro e rápido, que pode fazer diferença para quem precisa de transfusões.
Com a reposição constante, o hemocentro consegue manter não apenas o estoque de plaquetas, mas também o de hemáceas, garantindo a continuidade do atendimento seguro e eficaz para todos os pacientes do estado.
