Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Domingo, 07 de dezembro de 2025
Geral

Governo prorroga até 2026 prazo para pedido de dinheiro roubado do INSS

Aposentados podem pedir até fevereiro devolução de descontos indevidos

Conjuntura Online
11/11/25 às 05h47
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aposentados aguardam a devolução do dinheiro roubado. (Foto: Reprodução)

O governo federal decidiu prorrogar até 14 de fevereiro de 2026 o prazo para que aposentados e pensionistas possam solicitar a devolução do dinheiro roubado de seus benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O anúncio foi feito na segunda-feira (10) pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), durante sessão da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS.

No total, foram roubados R$ 6,3 bilhões das contas dos aposentadores e pensionistas, em sua maioria velhinhos doentes. 

O prazo original se encerraria em 14 de novembro. No entanto, segundo Pimenta, o Ministério da Previdência Social decidiu ampliar o período para garantir que todos os afetados possam registrar seus pedidos. A decisão será oficializada nesta terça-feira (11) pelo ministro Wolney Queiroz.

De acordo com o parlamentar, cerca de 3,7 milhões de beneficiários já foram ressarcidos, em valores que somam R$ 2,5 bilhões. O governo estima, no entanto, que ainda existam 4,8 milhões de aposentados e pensionistas aptos a solicitar a devolução.

O esquema de descontos indevidos foi revelado pela Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela CGU (Controladoria-Geral da União), que identificou fraudes em ACTs (Acordos de Cooperação Técnica) firmados entre o INSS e entidades associativas. As investigações levaram ao afastamento de parte da cúpula do instituto em abril.

Segundo Pimenta, muitos aposentados ainda desconhecem que foram vítimas das cobranças.

Últimas em Geral
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.