A Receita Federal reforçou nesta segunda-feira (19) alerta aos contribuintes para o prazo final da entrega da declaração do Imposto de Renda 2025, referente ao ano-calendário 2024. O contribuinte deve entregar o documento até 30 de maio, às 23h59min59s.
Até agora, mais de 26,4 milhões de declarações já foram enviadas, o que representa 57% do total esperado. A expectativa da Receita é receber, ao todo, 46,2 milhões de declarações até o encerramento do prazo.
Contribuintes que ao longo do ano passado receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888 precisam entregar a declaração. Quem não cumprir o prazo deverá pagar multa de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.
Restituição
A consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025 será liberada na sexta-feira (23). O pagamento será realizado no dia 30 de maio, mesma data do fim do prazo da entrega da declaração. Os seguintes serão em 30 de junho, 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro.
Os primeiros a receber são os grupos com prioridade prevista em lei, como pessoas com idade superior a 80 anos, as que têm mais de 60 anos, portadores de moléstia grave e aquelas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Neste ano, além daqueles que fazem parte das prioridades legais, recebe primeiro também quem optar pela declaração pré-preenchida e também escolher para receber a restituição por meio do Pix. Depois, vem os contribuintes que utilizam apenas uma das opções, a pré-preenchida ou o Pix.
Como declarar
A maioria dos contribuintes utiliza o PGD (Programa Gerador da Declaração) do Imposto de Renda 2025 para computador. Para baixar, é preciso entrar na página da Receita Federal e seguir as orientações.
Além do PGD para computador, o contribuinte também pode fazer a declaração por meio do aplicativo e de forma online, pelo MIR (Meu Imposto de Renda), para computadores e dispositivos móveis (smartphones e tabletes). (com R7)