Estudantes que ainda buscam apoio financeiro para ingressar no ensino superior terão uma nova oportunidade a partir desta terça-feira (22), com a abertura das inscrições para as vagas remanescentes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
O prazo vai até o dia 29 de abril, e o processo deve ser feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Essas vagas são resultantes da sobra de financiamentos não preenchidos nas seleções regulares do programa. Podem se candidatar estudantes que estejam matriculados na instituição, curso, turno e local pretendidos, com condições de frequência para o primeiro semestre letivo de 2025.
O resultado da pré-seleção será divulgado em chamada única no dia 6 de maio. Quem for selecionado terá de comparecer nos dias 7 e 8 de maio à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da respectiva instituição de ensino para apresentar a documentação exigida e comprovar os dados informados.
Metade das vagas disponíveis será destinada a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e cadastrados no CadÚnico, dentro da modalidade Fies Social. Para esse grupo, há possibilidade de financiamento de até 100% dos encargos educacionais, conforme previsão do MEC (Ministério da Educação).
Os dados dos beneficiários serão identificados automaticamente pelo sistema com base nas informações repassadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
Há ainda reserva proporcional de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme dados demográficos do último Censo do IBGE da região onde se localiza a instituição.
Quem pode se inscrever
Para disputar uma das vagas remanescentes, é necessário atender aos seguintes critérios:
Ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010;
Ter alcançado média mínima de 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação;
Não ter participado do Enem na condição de “treineiro”;
Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos;
Estar apto a cumprir a frequência mínima exigida no curso em que pretende financiar.
Mais informações e o formulário de inscrição estão disponíveis em: acessounico.mec.gov.br/fies.