O calor volta a ganhar força em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (3), com temperaturas que podem se aproximar dos 38°C em algumas regiões, segundo previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Em Campo Grande, o dia será de sol e os termômetros devem chegar aos 32°C.
A elevação das temperaturas ocorre com a perda de força da massa de ar frio que atuou sobre o Estado nos últimos dias.
Com isso, a diferença entre as temperaturas registradas no início da manhã e durante a tarde pode superar 15°C em algumas localidades.
Na Capital, a previsão indica mínima entre 19°C e 21°C e máxima de aproximadamente 32°C.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também mantém alerta amarelo de baixa umidade para esta quinta-feira, com índices que podem variar entre 20% e 30%.
O cenário de calor e ar seco também predomina em outras regiões de Mato Grosso do Sul. As maiores temperaturas são esperadas principalmente no Pantanal e no norte do Estado.
Corumbá e municípios como Ladário, Coxim, Sonora e Pedro Gomes podem registrar temperaturas entre 37°C e 38°C. Além do calor, a umidade relativa do ar pode atingir níveis entre 15% e 30% em algumas localidades.
No sul do Estado, onde as manhãs foram mais frias nos últimos dias, as temperaturas também entram em elevação. Dourados e Ponta Porã devem ter uma quinta-feira mais quente, enquanto Três Lagoas também registra aumento das temperaturas.
Os ventos passam a soprar predominantemente do quadrante norte, com velocidades que podem variar entre 30 km/h e 50 km/h. Pontualmente, as rajadas podem superar os 50 km/h.
A combinação de temperaturas elevadas, baixa umidade e vegetação seca também aumenta a atenção para incêndios florestais. Durante os períodos mais secos do dia, a recomendação é reforçar a hidratação e evitar exposição prolongada ao sol e atividades físicas intensas.
Para os próximos dias, a tendência é de mudança nas condições do tempo. O Inmet aponta possibilidade de aumento da instabilidade em Mato Grosso do Sul, principalmente no centro-sul do Estado, com maior chance de chuva a partir do fim de semana.
