As vendas da BYD no ano passado ultrapassaram a marca de US$ 100 bilhões, superando a receita da Tesla, de Elon Musk.
A gigante automobilística chinesa impressiona os consumidores com uma gama de carros elétricos e híbridos repletos de recursos de alta tecnologia.
A BYD, sediada em Shenzhen, reportou receita de 777 bilhões de yuans (US$ 107 bilhões) nos 12 meses encerrados em 31 de dezembro, de acordo com um comunicado apresentado na segunda-feira à noite, superando as estimativas de 766 bilhões de yuans. A receita da Tesla em 2024 foi de US$ 97,7 bilhões.
lucro líquido da BYD aumentou 34% em relação ao ano anterior, para 40,3 bilhões de yuans, superando as estimativas de analistas de 39,5 bilhões de yuans.
A BYD subiu rapidamente para o topo do mercado de carros da China — o maior e mais competitivo do mundo em termos de veículos elétricos. Só neste ano, a BYD revelou um novo ecossistema que permite que os veículos elétricos carreguem capacidade para rodar 400 quilômetros em apenas cinco minutos e introduziu tecnologia avançada de assistência ao motorista até mesmo em seus modelos mais básicos.
Os investidores levaram suas ações para um recorde, e as ações da BYD listadas em Hong Kong subiram cerca de 51% este ano.
Vendas totais da BYD se aproximam da Ford
A BYD também vende quase o mesmo número de carros elétricos que a Tesla — 1,76 milhão em 2024 contra 1,79 milhão — mas, quando todas as suas outras vendas de carros híbridos de passageiros são incluídas, o número é muito maior. As entregas totais da BYD no ano passado subiram para 4,27 milhões, quase tanto quanto a Ford.
A BYD projetou vendas de 5 milhões a 6 milhões de veículos este ano. O começo já foi forte, com vendas nos primeiros dois meses de 2025 subindo 93% na comparação anual, para 623.300 unidades.
Uma área em que a Tesla ainda lidera claramente, no entanto, é em valor de mercado da empresa em Bolsa. A montadora dos EUA vale cerca de US$ 800 bilhões, apesar da queda de 38% no preço de suas ações este ano. Já a BYD tem uma capitalização de mercado próxima a US$ 157 bilhões.
A fabricante de veículos elétricos de Musk também gera mais dinheiro em termos absolutos. O lucro líquido da Tesla no ano passado foi de US$ 7,6 bilhões.
Contudo, enquanto a Tesla está perdendo na China — as entregas no país têm recuado nos últimos cinco meses consecutivos em uma base de comparação anual — a BYD está ganhando. A China ainda é de longe o maior mercado da BYD, onde ela comanda uma fatia de quase 15% do mercado, considerando qualquer tipo de carro de passeio.
A BYD ainda não vende carros de passeio nos EUA devido a tarifas punitivas sobre automóveis fabricados na China, mas fez grandes incursões em mercados na Europa, em países da Ásia, como Cingapura e Tailândia, e também na Austrália, além do Brasil. (Com O Globo)