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Anvisa proíbe a venda de três marcas de 'café fake'

Os produtos continham matéria-prima imprópria para o consumo humano

Conjuntura Online
02/06/25 às 13h25
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As bebidas sabor café das marcas Pingo Preto, Melissa e Master Blends foram proibidas de serem comercializadas (Foto: Reprodução)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de três marcas de "café fake" que continham matéria prima imprópria para consumo humano.

A resolução foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta segunda-feira, 2. 

Segundo a agência, análises do Mapa (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) mostraram que os produtos das três marcas estavam contaminados com ocratoxina A, uma toxicina danosa aos rins. Além disso, foram encontradas outras matérias estranhas e impurezas.

A descrição dos produtos também estaria induzindo o consumidor ao erro. De acordo com a Anvisa, as marcas diziam que o café vendido era feito com "polpa de café e café torrado e moído, mas constituindo-se de café arábica grão cru submetido à torra", que seria inferior. 

Os produtos também eram vendidos como "pó para o preparo de bebida sabor café". Para a Anvisa, "a denominação constante no rótulo pode causar erro e confusão em relação à natureza do produto, uma vez que esse deve ser enquadrado como café". 

"Também foi verificada a contaminação no produto acabado, indicando falhas nas boas práticas de fabricação no processo de seleção de matérias primas, de produção e de controle de qualidade do produto acabado", diz a agência na descrição do que motivou a proibição das três marcas.

Veja quais são os produtos proibidos pela Anvisa:

Pó para o preparo de bebida sabor café da empresa Master Blends (CNPJ: 71993380000150);
Pó para preparo de bebidas sabor café tradicional da marca Melissa, produzida pela D M Alimentos (CNPJ: 05480948000105);
Pó para preparo de bebidas sabor café preto da marca Pingo Preto, produzido pela Jurerê Caffe Comércio de Alimentos (CNPJ: 00214257000146).

O Terra entrou em contato com as três empresas vinculadas às marcas, em busca de um posicionamento sobre a proibição, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto.

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