Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Quarta-feira, 28 de outubro de 2026
Geral

Anvisa manda retirar linguiça do mercado após identificar bactéria

Produto da marca KF Embutidos apresentou contaminação em análise laboratorial; consumidores devem verificar o lote e evitar o consumo

Conjuntura Online
28/10/26 às 18h04
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vista do prédio da Anvisa. (Foto: Reprodução)

Um lote de linguiça suína defumada da marca KF Embutidos deverá ser retirado do mercado após exames identificarem a presença de uma bactéria capaz de provocar infecções graves.

A determinação foi divulgada nesta quarta-feira (28) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A medida atinge o lote 21/08/2026, no qual foi detectada a bactéria Listeria monocytogenes, responsável pela listeriose, uma infecção alimentar que pode representar riscos especialmente para gestantes, idosos e pessoas com o sistema imunológico comprometido.

Além de impedir a comercialização, a decisão suspende a distribuição, a propaganda e o consumo das unidades pertencentes ao lote identificado. A restrição não se estende automaticamente aos demais produtos da marca.

A Fábrica de Embutidos Zanetti, responsável pela produção, informou que iniciou o recolhimento voluntário das unidades afetadas, com o objetivo de impedir que continuem disponíveis aos consumidores.

Segundo a Anvisa, a retirada de alimentos do mercado é uma medida de segurança adotada quando são identificadas irregularidades que possam comprometer a saúde da população. Embora o procedimento possa ser iniciado voluntariamente pelo fabricante, o recolhimento é obrigatório quando existe risco ao consumidor.

Orientação aos consumidores

Quem comprou linguiça defumada da marca KF Embutidos deve conferir a identificação do lote na embalagem. Caso o número seja 21/08/2026, o produto não deve ser consumido.

A bactéria identificada pode causar sintomas como febre, dores musculares, náuseas e diarreia. Em situações mais graves, a infecção pode atingir o sistema nervoso e provocar complicações, principalmente em pessoas mais vulneráveis.

Consumidores que tenham adquirido unidades do lote afetado podem procurar o estabelecimento onde realizaram a compra ou o fabricante para obter orientações sobre o recolhimento. Quem apresentar sintomas após consumir o alimento deve buscar atendimento médico. (Com Agência Brasil)

Últimas em Geral
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.