Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Terça-feira, 20 de outubro de 2026
Geral

Anvisa manda retirar composto de xarope por risco à saúde  

A resolução, que passa a valer imediatamente, foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (27)

Conjuntura Online
27/04/26 às 08h13
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Substância clobutinol costuma estar presente em xaropes e outros produtos voltados tratamentos de sintomas respiratórios (Foto: Freepik)

A Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a suspensão de medicamentos que contenham a clobutinal no Brasil.

A resolução, que passa a valer imediatamente, foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (27).

Além da fabricação e uso, a nova medida atinge também importação, distribuição, comercialização e propaganda relacionado ao produto.

Conforme a agencia, a proibição tem como base um parecer técnico da área de farmacovigilância que identificou um risco à saúde.

Os medicamentos com clobutinol podem provocar arritmias cardíacas graves, associadas ao prolongamento do chamado intervalo QT - medida usada no eletrocardiograma para mostrar o tempo de contração e relaxamento dos ventrículos cardíacos.

Ainda segundo a Anvisa, os riscos superam os possíveis benefícios, o que justifica a remoção suspensão completa e imediata do mercado.

Onde a substancia era utilizada?

O princípio ativo é normalmente utilizado em antitussígenos de ação direta no sistema nervoso central, ou seja, medicamentos indicados para o alívio de tosse seca e irritativa. Assim, costuma estar presente em xaropes e outros produtos voltados ao tratamento de sintomas respiratórios.

Pacientes que faziam o uso de produtos com clobutinol devem interromper o uso, buscando orientação médica para encontrar outras alternativas. (Com CNN)

Últimas em Geral
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2026. Todos os direitos reservados.