Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul | Domingo, 07 de dezembro de 2025
Esportes

Verstappen vence GP de Abu Dhabi, mas título da F1 fica com Lando Norris

McLaren encerrou jejum de 17 anos sem título de pilotos. Piastri e o campeão Norris completaram pódio na prova deste domingo

Conjuntura Online
07/12/25 às 11h07
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lando Norris comemora título mundial da Fórmula 1 (Foto: Clive Rose/Getty Images)

A F1 2025 terminou como começou: com três pilotos dividindo os holofotes no GP de Abu Dhabi. Mas, se se o vencedor da corrida neste domingo foi um sólido Max Verstappen, o holandês não pôde impedir o campeonato mundial inédito de Lando Norris. O inglês rompeu um jejum de 17 anos da McLaren sem títulos; a equipe ainda pôs Oscar Piastri em segundo na prova.

A última conquista do time de Woking havia sido em 2008, com Lewis Hamilton. De lá pra cá, apenas pilotos da Mercedes e da RBR empilharam taças. na categoria. O resultado finda, também, a dominância de quatro temporadas de Verstappen; o holandês construiu uma hegemonia quase invencível sob o regulamento do efeito solo, que se despede da F1 neste fim de semana.

Yas Marina não é um circuito com muitas disputas, mas transformou-se em um tabuleiro de xadrez da McLaren e da RBR. A inglesa dividiu as estratégias de seus pilotos, visando manter Piastri mais tempo na pista, e a austríaca apostou no talento de Verstappen.

Piastri passou Norris já na largada e, mesmo contido por Verstappen, confirmou-se no pódio. À RBR, restou reagir às decisões da rival: o time tentou usar Yuki Tsunoda como escudo, mas o japonês não segurou Norris e foi punido em disputa. Ainda assim, Max mostrou como havia se colocado na briga pelo título: com pneus duros mais novos, tirou 19s de Piastri para liderar novamente após seu pit stop.

Mesmo assim, o resultado não foi suficiente para evitar o título de Norris, que conseguiu se defender das ameaças pontuais de Leclerc e manteve-se em terceiro lugar. Com uma corrida à prova de erros - que surgiram vez ou outra no caminho da McLaren ao longo de 2025 -, o inglês se viu em posição de apenas afastar o monegasco nas voltas que sucederam até a bandeirada.

Bortoleto não conseguiu se manter na zona de pontuação. Largando em sétimo, foi superado por Fernando Alonso e, na parte final da prova, Esteban Ocon, Oliver Bearman e Lance Stroll. Parando uma vez na volta 16ª, o calouro seguiu o bicampeão rumo ao top 10, até perder posições no giro 40. Porém, se beneficiou da punição a Bearman por direção errática e foi de 12º a 11º.

A F1 inicia agora um período de três meses de férias e dá início à temporada 2026 em 8 de março. Veja o calendário do próximo campeonato, com transmissão exclusiva da TV Globo.

Verstappen se manteve na parte de dentro da pista ao acessar a primeira curva e repeliu uma aproximação de Norris, que seguiu em segundo lugar. Piastri também reteve a terceira colocação, passando a ter, em sua cola, Leclerc - o monegasco passou Russell e assumiu a quarta colocação da prova.

Alonso ganhou uma colocação, passando o inglês da Mercedes e surgindo em quinto. Bortoleto manteve-se em sétimo lugar, recuperando a posição perdida para Hadjar, e Hamilton foi de 16º a 14º.

Piastri entra na briga, e Norris segura Leclerc
Logo na abertura da segunda volta, Piastri passou Norris e assumiu a vice-liderança da prova. Enquanto isso, o inglês passou a sofrer pressão de Leclerc; o monegasco tentou uma manobra na abertura da volta quatro e voltou a se aproximar no oitavo giro. A McLaren pediu que Piastri, à frente de Lando, andasse mais rápido.

A partir da volta 13, o ritmo do grid diminuiu dado a degradação dos pneus - incluindo os de Norris, que se queixou pelo rádio. Ainda assim, foi suficiente para o inglês afastar-se da ameaça de Leclerc. A dupla visitou os boxes na volta 17, acompanhados por Alonso.

Aí, Lando retornou à pista em nono lugar e ultrapassou Antonelli, Sainz, Lawson e Stroll - estes, de uma vez só. Lawson, que corre pela RB (equipe-irmã da RBR), tentou pressionar o piloto da McLaren para retomar o sexto lugar. Porém, não teve sucesso.

Tsunoda tenta segurar Norris
Com Ocon nos boxes na curva 1, Lando subiu para quarto lugar atrás de Yuki Tsunoda, colega de Verstappen. O japonês dispensou os alertas da equipe quanto à aproximação do inglês, pronto para segurá-lo; Norris entrou na zona de DRS na 23ª volta e conseguiu passar o japonês facilmente.

A direção de prova chegou a investigar se o piloto da McLaren havia feito a manobra fora do traçado, mas o isentou. Já Tsunoda levou 5s por se mover erraticamente à frente de Norris e levar o inglês ao erro.

Com isso, Lando se consolidou na terceira colocação com 3s2 sobre Leclerc, a menos de 30 voltas para o fim. A McLaren chamou o piloto aos boxes na volta 41. Mantendo-se com os pneus duros, ele permaneceu em terceiro lugar.

Briga na definição do pódio
Mantendo-se na ponta após a pole, Verstappen conseguiu gerenciar sua vantagem sobre Piastri nas primeiras 23 voltas, embora o australiano tenha ensaiado uma aproximação e tirado três décimos dele. O holandês entrou nos boxes para trocar os pneus médios pelos duros e cedeu a liderança ao rival. Entretanto, conseguiu tirar nove décimos em dez voltas, buscando a aproximação.

Passadas 14 voltas desde o seu pit stop, Verstappen tirou mais quatro décimos do rival, até ficar a 1s2 dele no 40º giro. Na volta seguinte, o holandês enfim passou Piastri e recuperou a liderança da prova. O australiano visitou os boxes na 42ª volta, pela primeira vez; e conseguiu manter-se à frente de Norris.

Ao passo em que Verstappen abria uma vantagem confortável sobre o australiano, Norris conseguiu se aproximar do colega nas voltas finais da corrida. Na penúltima volta, a diferença entre os companheiros da McLaren era de 2s9. Apesar disso, Oscar reteve a vice-liderança da corrida. (Com ge - Abu Dhabi)

Últimas em Esportes
VER TODAS AS NOTÍCIAS
Conjuntura - o 1º Site Político de MS
O 1º site político de Mato Grosso do Sul
Conjuntura Online - Copyright © 2004-2025. Todos os direitos reservados.