A disputa por 90% da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Vasco terminou sem concorrência nesta sexta-feira (25). Única empresa habilitada no leilão, a Almirante Participações, do empresário Marcos Lamacchia, teve a proposta vencedora e avançou no processo para assumir o controle do futebol vascaíno.
O resultado, porém, ainda não coloca Lamacchia imediatamente no comando da SAF. A transferência depende de outras etapas, entre elas a aprovação pelo Conselho Deliberativo e pela Assembleia Geral Extraordinária do Vasco.
A proposta apresentada pela Almirante prevê R$ 500 milhões em aportes destinados exclusivamente ao futebol.
O acordo também envolve compromissos relacionados às dívidas incluídas na recuperação judicial e outros investimentos e garantias previstos na negociação.
Antes mesmo do leilão, a empresa já havia colocado recursos no clube. A Justiça autorizou neste mês um financiamento de até R$ 150 milhões na modalidade DIP, utilizada por empresas em recuperação judicial. Parte desse dinheiro já foi utilizada pelo Vasco para compromissos financeiros.
Venda ainda passa por análise
Outro ponto ainda pendente está fora do clube. A Anresf (Agência Nacional de Regulação e Sustentabilidade do Futebol) mantém um procedimento para analisar eventual conflito de interesses envolvendo a negociação.
A apuração ocorre porque Lamacchia é enteado de Leila Pereira, presidente do Palmeiras. As regras de sustentabilidade financeira impedem que uma mesma pessoa ou grupo exerça controle ou influência significativa sobre mais de um clube participante da mesma competição. A agência ainda não concluiu se essa situação ocorre no negócio envolvendo o Vasco.
Enquanto a análise prossegue, foram impostas medidas cautelares que impedem relações comerciais entre Vasco e Palmeiras e também determinadas operações envolvendo o clube carioca e empresas ligadas a Leila.
Negociação avançou nos últimos meses
O processo de venda ganhou força depois que o Vasco retomou o controle de sua SAF, anteriormente negociada com a 777 Partners. Dentro da recuperação judicial, a Justiça determinou a abertura de um processo competitivo para a venda de 90% da nova sociedade.
A Almirante Participações entrou no procedimento como proposta-base, mecanismo utilizado para estabelecer um valor inicial e permitir que outros interessados apresentassem ofertas. Nenhum concorrente habilitado apareceu no leilão desta sexta-feira.
Com o resultado, Lamacchia supera mais uma etapa para assumir a SAF, mas a conclusão do negócio dependerá das aprovações restantes e do desfecho da análise regulatória. (Com informações do Ge)
