O Santos concluiu na última terça-feira sua primeira janela de transferências do ano com seis novos jogadores, tendo reforços para todas as posições que foram buscadas no mercado. O zagueiro Lucas Veríssimo, o último a chegar, também é o reforço mais caro do ano até o momento.
Para ficar com Veríssimo, o Santos vai desembolsar cerca de R$ 25 milhões em pagamentos ao Al Duhail, do Catar, além de custos de luvas pela negociação. O zagueiro de 30 anos terá um salário alto e chega com status de titular da zaga alvinegra.
Ele vai brigar por vaga no time com Luan Peres e Adonís Frías. Além deles, o Peixe terá Zé Ivaldo para disputar posição no elenco. João Basso rescindiu seu contrato, e Alexis Duarte foi emprestado ao Libertad, do Paraguai, onde sofreu uma grave lesão no joelho direito logo em seu início.
A negociação com Veríssimo foi uma salvação para o Santos, que buscava já há algumas semanas mais um zagueiro para encorpar o elenco e não estava encontrando a peça desejada. A ideia da comissão técnica de Juan Pablo Vojvoda é ter dois bons atletas por posição.
Além das contratações, o Santos renovou por um ano com Neymar, até dezembro.
Volantes em destaque
O setor de meio-campo também foi reforçado com volantes. Gabriel Menino chegou para suprir a saída de Victor Hugo, negociado com o Atlético-MG, e já fez dois gols em dez jogos. Ele ainda não é titular do time, mas tem sido usado por Vojvoda com frequência e deve ter bons minutos no ano.
A outra opção é o uruguaio Cristian Oliva, que precisou esperar ainda alguns dias antes de ser anunciado pelo clube em função do transfer ban, derrubado na última semana, mas agora já está apto a estrear e deve integrar a lista de relacionados para o jogo do dia 10, contra o Mirassol.
Aos 29 anos, Oliva é considerado um jogador de hierarquia, com experiência internacional entre 2021 e 2022, onde passou por Cagliari, da Itália, e Valência, da Espanha. O volante também jogou no Juarez, do México, além do Nacional, do Uruguai, e Talleres, da Argentina.
A ideia do Peixe é ter uma boa disputa no setor, que ainda conta com João Schmidt, Willian Arão e Zé Rafael, além do já citado Menino. Mais uma vez, duas opções para cada posição de jogo. Vojvoda não conta mais com os serviços de Tomás Rincón, embora o veterano ainda siga no elenco.
Ataque estrelar
No ataque, o grande reforço na janela foi Gabigol. O centroavante chegou em uma operação costurada com uma dose de "boa vontade" do Cruzeiro em liberar o jogador, sem clima com Tite, atual técnico da Raposa. O camisa 9 foi cedido a baixo custo, com o Peixe pagando menos da metade do salário.
Com nove jogos e quatro gols, Gabriel tem sofrido com uma tendinite e atualmente é reserva no time de Vojvoda, tendo perdido a posição para Thaciano improvisado no setor. Embora seja meia e até já tenha sido volante, atualmente Thaciano aparece no site do clube como atacante.
Rony aumenta a lista de reforços depois de longas semanas de tratativas com o Atlético-MG. Ele disputa a posição no time com Moisés, também contratado do Fortaleza, e Barreal, todos jogando mais abertos pelos lados ou em dupla com Thaciano ou Gabigol na frente.
Moisés tem quatro jogos e um gol pelo Peixe. Já Rony tem sete jogos e um gol, também.
Janela de exceção não empolga
De 4 a 27 de março, o Santos ainda terá a oportunidade de reforçar com mais atletas, se quiser, que tenham disputado os campeonatos estaduais ao redor do Brasil nos primeiros meses do ano. A princípio, a diretoria não está empolgada em buscar apostas e, por isso, não deve usar essa janela.
Com os seis reforços e saídas de alguns atletas, o entendimento é de que o elenco está pronto para disputar o primeiro semestre com Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. (Com ge - Santos)
