Promessa é dívida. Exatos 2.607 dias após deixar Porto Alegre, Arthur cumpriu e retornou ao Grêmio. O volante chegou no início da tarde desta segunda-feira e recebeu o carinho daqueles que tanto aguardaram pelo reencontro nestes sete anos desde a saída para o Barcelona.
A alegria pelo retorno do filho pródigo mereceu festa dos tricolores. Cerca de 50 torcedores estiveram no portão 8 do aeroporto Salgado Filho, na avenida Sertório, saída alternativa do local, e cantaram e fizeram festa para o jogador. O volante deixou o carro, acenou para os presentes e ganhou uma bandeira do Grêmio.
A segunda passagem pelo clube gaúcho será por empréstimo até 30 de junho de 2026. O contrato com a Juventus vai até o meio de 2027. Na Arena, o jogador de 29 anos reencontrará Braithwaite. A dupla atuou junta pelo Barcelona na temporada 2019/20.
Arthur é formado pela base do Grêmio e participou ativamente da conquista da Conmebol Libertadores de 2017. Um ano antes, estava no grupo campeão da Copa do Brasil.
Em 2018, foi vendido para o Barcelona por 30 milhões de euros (R$ 120 milhões à época), a maior negociação da história do clube. Depois de ser revendido para a Juventus, Arthur foi emprestado ao Liverpool e à Fiorentina. Em 2025, fez 15 jogos pelo Girona, da Espanha, e retornou à Italia.
Antes de Arthur, o Tricolor acertou as contratações do lateral-direito Marcos Rocha, do zagueiro Balbuena, do volante Erick Noriega e do centroavante Carlos Vinícius. (Com ge)